Mais uma etapa do programa “Família na Roda” foi realizada nesta semana em Lajeado, e reuniu agentes comunitárias de saúde em uma formação que integra o Pacto Lajeado pela Paz. A iniciativa busca fortalecer os vínculos familiares por meio da escuta ativa, do acolhimento e de práticas baseadas na Disciplina Positiva. Possibilita aos pais e cuidadores de jovens, obter uma visão acerca da educação parental respeitosa, a partir da criação de espaços de (auto)conexão e apoio.
Segundo Márcia Kilian, coordenadora do programa, todas as agentes de saúde de Lajeado têm a oportunidade de participar da formação, que contribui para que elas atuem junto às famílias com novos recursos e ferramentas. “Dividimos as participantes em quatro grupos. Cada um terá nove encontros e suas próprias formações”, explica.
Há 23 anos atuando na área da saúde, Alexandra Mittelstadt vê no programa uma oportunidade de ressignificar práticas aprendidas ao longo da vida. “Estamos aprendendo formas positivas de validar sentimentos. Isso é muito importante, porque viemos de uma educação em que muitas vezes impomos nossas vivências. Agora estamos aprendendo maneiras mais respeitosas de nos conectar com crianças e jovens vindos da era digital”, comenta.
Para Santina Maria Blau, o conteúdo apresentado vai além da atuação profissional. “É um aprendizado que levamos para o dia a dia, com a nossa família, colegas e também com as famílias com quem trabalhamos. A saúde não se resume ao corpo, ela começa pela mente. E as pessoas esperam que a gente possa ajudá-las também nesse aspecto”, afirma.
Saiba mais
O Programa Pacto Lajeado pela Paz é uma iniciativa da Prefeitura de Lajeado. O movimento multissetorial tem como objetivo estimular e promover a criação de uma cultura de paz no município, com o objetivo maior de prevenir a violência. O projeto envolve diversas entidades e agentes policiais e fiscalizadores, e utiliza a metodologia baseada em evidências alicerçadas em dois eixos: da prevenção e da aplicação da lei.