Conectar três polos em desenvolvimento. No aniversário de 149 anos de Estrela, celebrado em 20 de maio, o município avança por um caminho de recuperação e crescimento para outras áreas da cidade. A expansão ocorre em zonas que despertam para instalação de centros industriais, comerciais e habitacionais e que também se mostram seguras aos eventos climáticos extremos.
Junto ao crescimento de novos polos, o desafio de interligar as áreas aos serviços já existentes na área urbana. O avanço para bairros pouco ocupados é uma necessidade recente devido às catástrofes, diz a prefeita de Estrela, Carine Schwingel. Apesar da mudança acelerada, empresários apontam o potencial de áreas como Transantarita e Costão.
Os investimentos prometem modificar o funcionamento e o desenho atual da cidade. As mudanças nas proximidades da Transantarita, por exemplo, devem transformar a via na principal entrada do município. Entre os principais projetos, a prefeita destaca a duplicação da estrada, municipalizada desde o ano passado, e também a construção de uma ponte entre Estrela e Cruzeiro do Sul.
“É um projeto que atende as necessidades da região, não somente de Estrela. Foi constatado, junto ao governo do Estado, que a duplicação da via está interligada à construção da nova travessia que vai ligar o Vale do Taquari ao Vale do Rio Pardo, pois o acesso à nova ponte será feito pela Transantarita”, explica Carine.
A expectativa do município é garantir o recurso para as obras junto ao Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs). O investimento é avaliado em R$ 280 milhões. A projeção de crescimento na localidade também é atestada pelo capital empregado na instalação de lotes. As novas sedes da Brigada Militar e Polícia Civil, por exemplo, devem ser construídas às margens da Transantarita.
O terreno foi cedido pela Eidt Empreendimentos Imobiliários. Administrador da empresa, Pedro Eidt destaca os investimentos na localidade. “Executamos rede de energia até a nova sede e temos expectativa da RGE colocar em uso dentro de 30 dias. Com a ligação da energia, vamos trabalhar para liberar mais de 30 lotes comerciais”, diz.
A empresa também executa obras de condomínio fechado e loteamentos na localidade. “Acreditamos que o comércio e serviço de nossa cidade vai migrar, consolidando a construção de um novo centro. Acompanhamos com expectativa o projeto de duplicação da Transantarita, junto ao pórtico e a nova ponte”, afirma Eidt.
Interior perto da área urbana
O empresário Adiel Krabbe aposta na expansão do Distrito de Costão. A boa localização geográfica é um dos pontos que fazem imobiliárias e construtoras explorarem o local.
A Krabbe Imóveis avança na construção de lotes residências também sob a perspectiva de atender a demanda de crescimento na região. “É perceptível o desenvolvimento da localidade. É uma rota turística, com diversos empreendimentos que apostam neste segmento. Mesmo estando no interior, é de fácil acesso aos centros de Estrela e Lajeado”, afirma.
A comunidade fica localizada às margens da ERS-129, em direção a Colinas. Em alternativa à utilização da via estadual, a partir do crescimento populacional na localidade, a prefeita destaca a possibilidade da construção de uma estrada alternativa ao longo do trilho ferroviário. Além disso, ela ressalta o debate para municipalizar o trecho.
Conectar Boa União e Pinheiro
Também em crescimento, os bairros, Boa União, Nova Morada e Pinheiros devem receber cerca de 1,2 mil moradores até o próximo ano. As residências destinadas às famílias afetadas pelas cheias devem ser construídas nestas localidades.
O desafio, segundo a prefeita, é conectar os bairros por vias municipais. Atualmente, o acesso está limitado à RSC-453. Em alternativa, o município aguarda definição sobre a construção de um dispositivo de trânsito na BR-386, que interligue Pinheiros e Imigrantes novamente. A proposta é avaliada pela ANTT e a CCR ViaSul.