O governo federal informou a suspensão por 60 dias das exportações de carne de frango para a China, na manhã desta sexta-feira. O bloqueio ocorre após a confirmação do primeiro caso de vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em aves comerciais no Brasil, detectado em uma propriedade matrizeira de Montenegro, no Vale do Caí. Os impactos econômicos estão sendo apurados, mas devem ser de grande proporção tendo em vistas que o país é o principal destino do produto.
Apenas no três primeiros meses deste ano, a China importou 140,4 mil toneladas. Todos os meses, cerca de 10% de toda a produção nacional é enviada para o país asiático. Segundo estimativas de mercado, a restrição deve custar mais de US$ 100 milhões por mês. Para a maioria dos outros países, o comércio continuará. Às 11h30min ocorre coletiva de imprensa para mais detalhes sobre as ações adotadas na erradicação do vírus e os impactos ao mercado gaúcho e nacional.
Isolamento de 10km
Foi decretado estado de emergência zoossanitária em Montenegro, isolando uma área que abrange 10km ao redor do estabelecimento. Segundo o município, não há outras propriedades do mesmo segmento no perímetro. As autoridades garantem que não há risco de transmissão pelo consumo de carne ou ovos, apenas entre os tratadores e profissionais que ambientam o local infectado.