A três dias do fim do prazo para regularizar o título eleitoral, mais de 900 eleitores estão na iminência de ter o documento cancelado na 21ª Zona Eleitoral. A Justiça Eleitoral alerta sobre o prazo para regularização das pendências. Cidadãos que não votaram nas últimas eleições, sendo os dois turnos de 2022 e o pleito de 2024, têm até segunda-feira, 19, para normalizar a situação junto ao Cartório Eleitoral.
O cancelamento atinge eleitores que não compareceram às urnas, não justificaram a ausência e não pagaram a multa correspondente. Para evitar o cancelamento, basta quitar a dívida até o prazo estabelecido. O valor da multa é de R$ 3,51 por turno de ausência. O chefe do Cartório Eleitoral, Sandro Ferrari, explica que caso o título seja cancelado, será necessário solicitar a regularização a partir de terça-feira, 20, de forma presencial ou virtual para o cidadão que possui a biometria coletada.
“Uma vez que o título esteja cancelado, a pessoa fica impedida de votar nas próximas eleições. O serviço pode ser acessado de forma online pelo WhatsApp (51) 2312-2015. É uma maneira fácil de resolver a pendência e evitar transtorno”, destaca o chefe do cartório. Por meio do atendimento digital, é possível emitir guias de multa e efetuar o pagamento via Pix.A 21ª Zonal eleitoral abrange os municípios de Estrela, Colinas, Bom Retiro do Sul e Fazenda Vilanova.
Cadastro eleitoral
Em anos sem eleições, a Justiça Eleitoral verifica no cadastro eleitoral quais eleitores não votaram nem justificaram ou pagaram multa referente à ausência nos três últimos turnos. Essa verificação é chamada de depuração do cadastro e pode conduzir ao cancelamento do título eleitoral dos faltosos. A Justiça Eleitoral realiza a depuração com o objetivo de manter atualizado o cadastro nacional do eleitorado.
Eleitores com títulos irregulares
- Estrela: 557
- Bom Retiro do Sul: 237
- Fazenda Vilanova: 101
- Colinas: 17
Como regularizar:
O serviço é gratuito e deve ser realizado em sites oficiais da Justiça Eleitoral. O atendimento também pode ser feito presencialmente ou on-line. Para isso, a Justiça Eleitoral disponibiliza um canal via WhatsApp pelo número (51) 2312-2015. Por meio do atendimento digital, é possível emitir guias de multa e efetuar o pagamento via Pix.