As vereadoras de Roca Sales, Tainá Agostini Zanchetti e Gisele Freisleben Horst, firmaram parceria com a administração municipal de Roca Sales para promover palestras sobre prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
A iniciativa foi pensada em alusão ao Maio Laranja, mês de prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. “Três palestras gratuitas serão realizadas nesta semana em escolas municipais, com o tema “Infância protegida: todo silêncio grita”, explicam.
As palestras ocorrem nas escolas municipais Sagrada Família, Dom Pedro e Perpétuo Socorro. A primeira ocorreu na quarta-feira, 14, nas duas primeiras escolas. A segunda, ocorre nesta sexta-feira, 16, na Perpétuo. Sob a temática “Infância protegida: todo silêncio grita”, as vereadoras convidaram Aline Costa Ganasini, coordenadora dos Conselheiros Tutelares do Vale do Taquari, para explanar o tema.
A palestrante apresenta dados sobre os abusos cometidos contra crianças e adolescentes, e também apresenta o mascote Lúcio. “O Lúcio é mais do que um urso de pelúcia. Ele representa cada criança que teve sua voz silenciada, seus olhos vendados e sua infância roubada pela violência e pelo medo”, explica. Ela destaca que Maio Laranja deve lembrar que abrir os olhos da sociedade é um ato urgente. “Lúcio está aqui para lembrar, educar e inspirar. E em cada palestra, em cada ação, ele grita junto com a gente: Sozinhos somos fortes, mas juntos somos invencíveis!”, complementa.
Conforme as vereadoras Tainá e Gisele, a proposta das palestras é fortalecer a conscientização sobre a importância da escuta atenta, da denúncia e da proteção da infância, levando informações importantes à comunidade escolar.