As colegas Kamilly Castro, 9, e Maria Alice Weirich, 9, estavam empolgadas com a Caravana Educame, que ocorreu ontem, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Pretto. As duas frequentam o 4º ano participaram da programação. Kamilly gostou das músicas e do teatro. Maria Alice destacou a forma divertida como o personagem “Por Que” falou sobre o tema água. “Aqui na escola temos várias atividades sobre meio ambiente. Agora estamos estudando sobre saneamento básico”, conta ela.
As meninas estavam entre os 231 estudantes da Pedro Pretto, da Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Seger e da Emei Criança Esperança, que participaram das atividades levadas pela caravana do programa Educame – Educação Ambiental na Escola, do Grupo A Hora.
A diretora da Emef Pedro Pretto, Jaqueline Brandenburg Quinot, conta que os alunos estavam ansiosos pela programação, porque já haviam trabalhado com a cartilha Educame. “Nós também acompanhamos o programa nas redes sociais”, observa.
O tema ambiental é abordado em disciplina curricular do 1º ao 6º ano na Emef, o que reforça o interesse sobre a temática. A diretora ainda destaca que abordar estes assuntos é de grande importância, ainda mais depois da enchente de 2024. “Este ano, a celebração do 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, se estenderá durante todo o mês. Entre as ações previstas está o plantio de mudas de árvores às margens do arroio Travesseiro.”

Maria Alice e Kamilly, do 4º ano, gostaram do teatro. Na escola, elas participam de atividades voltadas ao meio ambiente
Espetáculo
Dos pequenos do jardim aos adolescentes do Ensino Médio, todos receberam com alegria e entusiamo a peça teatral “Educa-me, por quê? Com brincadeiras, música e interação com a plateia, o “Por Que” fez perguntas e deu respostas acerca do uso da água, do descarte do lixo e da importância de cuidar do planeta terra. Depois do espetáculo, tirou fotos com todas as turmas e conversou com as crianças.
Placa
Após a apresentação, a diretora Jaqueline, a secretária de Educação de Travesseiro, Michele Raquel Kunrath Träsel, o coordenador do Educame, Gilberto Soares, e o coordenador de projetos especiais do Grupo A Hora, Rafael Simoni, fixaram uma placa na entrada do prédio. Ela reconhece a Emef Pedro Pretto como “Embaixada do Meio Ambiente”.
Oficina
Na sequência da programação, os alunos do 6º ano participaram da oficina “Repórter Ambiental Mirim”. A intenção é que os estudantes enviem notícias de atividades escolares para serem publicadas no suplemento impresso do Educame.
Para tanto, aprenderam a identificar o que é notícia sobre meio ambiente na sala de aula, na escola e na comunidade. Também receberam noções de como estruturar um texto jornalístico. Por fim, receberam um diploma simbólico de “Repórter Ambiental Mirim” e material orientativo para escrever o primeiro texto.