Reconstrução da cidade, saúde e educação são as prioridades

Campestre, Olarias e Santo André

Reconstrução da cidade, saúde e educação são as prioridades

Pesquisa feita pela Macrovisão destaca maiores necessidades dos três bairros. No Campestre, memórias das enchentes seguem vivas nos moradores. Nas questões abertas, destaque para menções sobre infraestrutura e limpeza urbana

Reconstrução da cidade, saúde e educação são as prioridades
Posto de Saúde do Olarias é referência para cinco bairros de Lajeado / Crédito: Raica Franz Weiss
Lajeado

População acima dos 7 mil, localização próxima às duas principais rodovias que cortam a cidade e união de esforços em momentos de dificuldades. As comunidades dos bairros Campestre, Olarias e Santo André tem muito em comum, nas conquistas e também nas dores. São virtudes e problemas compartilhados no dia a dia.

Esses apontamentos constam em pesquisa feita em 2024, que ouviu moradores de toda a cidade sobre quais são as prioridades e as maiores demandas em cada um dos 28 bairros da cidade. Embora não tenham sido afetados diretamente pela catástrofe climática de maio do ano passado, tanto no Campestre quanto no Santo André, o tema da reconstrução ficou evidente. Já no Olarias, há outra área como prioridade máxima, a saúde.

Os mesmos 75% dos entrevistados que elegeram a reconstrução como prioridade no bairro, também apontam a necessidade de melhorias no atendimento em saúde. Já no Campestre e Santo André, há também um destaque para a melhoria no atendimento em educação infantil e ensino básico, apesar da entrega recente de equipamentos como o novo prédio da Emef Campestre.

A pesquisa, parte de um dossiê entregue aos três candidatos à prefeito de Lajeado em agosto de 2024, revelou quais os principais anseios e os pontos mais importantes a serem resolvidos nos bairros da cidade. O documento foi desenvolvido pela empresa Macrovisão, contratada pelo Grupo A Hora.

Dragagem

Dentro do campo da reconstrução e ações contra enchentes, nos três bairros a dragagem foi eleita a principal prioridade, com mais de 90% das menções. Vale lembrar que parte do bairro Campestre é margeada pelo Rio Forqueta e as enchentes recentes causaram danos às residências e deixaram famílias desabrigadas.

Outra atividade em destaque para as comunidades desses bairros é implementação de um sistema mais eficaz de alerta contra enchentes, assim como o deslocamento dos bairros alagáveis para novas áreas em regiões seguras, longe das inundações.

Por outro lado, na área da saúde, os moradores do Olarias tem como principal demanda a ampliação do número de consultas nos postos, seguida pela ampliação da disponibilidade de exames e cirurgias eletivas e a qualificação no atendimento da UPA.

Questões abertas

Na parte das questões abertas, quando os entrevistados foram convidados a se manifestarem sobre ações prioritárias de obras ou melhorias nos bairros, diversos temas surgiram nas três localidades, com destaque para a área de infraestrutura e limpeza urbana.

No Campestre e Santo André, foram mencionados, entre outras coisas, a melhoria na limpeza das lixeiras, nas calçadas de passeio e também nas praças do bairro, além de atenção especial à segurança pública.
Já no Olarias, também houve citações à limpeza nas bocas de lobo, pavimentação de ruas e também um olhar à iluminação pública.

Enchente desabrigou famílias no Campestre / Crédito: Arquivo Pessoal

 

Os pedidos de moradores
para serem resolvidos pela administração:

CAMPESTRE
E SANTO ANDRÉ

– Ampliar vagas nas creches, para que as pessoas possam trabalhar
– Aumentar a fiscalização das empresas que colocam bloquetos de concreto
– Ampliar o número de consultas em postos de saúde
– Fiscalizar empresas prestadoras do serviço da coleta de lixo
– Investir no recapeamento de ruas
– Melhorar a limpeza das lixeiras
– Melhorar as condições das calçadas de passeio
– Melhorar o recapeamento dos asfaltos
– Melhorias nas praças do bairro
– Reforçar a segurança pública

OLARIAS

– Capeamento das ruas
– Disponibilizar mais médicos pediatras
– Disponibilizar uma quadra coberta pública de futebol
– Fazer a limpeza das bocas de lobo
– Limpeza dos matos, pois há proliferação de animais
– Limpeza e organização dos terrenos baldios
– Melhorar o atendimento na saúde
– Melhorar a iluminação pública
– Mais paradas de ônibus cobertas pelo bairro
– Melhorar os acessos ao bairro, de quem vem pela BR-386

Acompanhe
nossas
redes sociais