PF apura possível aquisição ilegal de lousas interativas em Santa Cruz do Sul

Operação Touch Screen

PF apura possível aquisição ilegal de lousas interativas em Santa Cruz do Sul

De acordo com as investigações, o prejuízo estimado é de mais de R$ 2 milhões

PF apura possível aquisição ilegal de lousas interativas em Santa Cruz do Sul
Foto: PF / divulgação

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 15, a Operação Touch Screen, com o objetivo de investigar supostos crimes em processos licitatórios relacionados à aquisição de 185 lousas interativas pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, no período entre 2021 e 2023.

Durante a ação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, além de ordens judiciais de bloqueio de valores em contas de quatro pessoas físicas e jurídicas. Também foi determinado o sequestro de um imóvel. As ordens foram expedidas pela 5ª Vara Federal de Novo Hamburgo e executadas nos municípios de Porto Alegre (1) e Santa Cruz do Sul (4).

A investigação teve início a partir de reportagens publicadas pela imprensa e de relatórios de auditoria do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS). De acordo com a PF, a empresa investigada teria apresentado orçamentos com valores acima dos praticados no mercado, influenciando a decisão da prefeitura em aderir a Atas de Registro de Preços para adquirir os equipamentos por meio de outra empresa também sob investigação.

O prejuízo estimado aos cofres públicos com a compra das lousas interativas é de R$ 2 milhões, conforme apontado pelo TCE-RS. A operação também apura indícios de corrupção ativa por parte de representantes da empresa beneficiada e de corrupção passiva envolvendo agentes públicos que teriam participado das negociações, comprometendo a lisura e o caráter competitivo do processo licitatório.

Acompanhe
nossas
redes sociais