“O esperneio é das comunidades que nunca pagaram”

Opinião

Diogo Fedrizzi

Diogo Fedrizzi

“O esperneio é das comunidades que nunca pagaram”

Encantado

A provocante frase foi dita pelo vereador Marino Deves (PP) na sessão desta semana, e tem a ver com o plano de concessão das rodovias e a instalação dos arcos do pedágio free-flow. O sentimento de Deves é o mesmo de muitos moradores de Encantado. Desde 1998, os encantadenses foram “presenteados” com a praça física de pedágio no distrito de Palmas. “O free-flow pelo menos democratiza. A penalização maior sempre foi Encantado. Discutimos é que todos os outros municípios têm que participar”, argumentou Deves.

Foto: Kelen Paliosa/Divulgação

Aliás, nessa mesma linha do vereador, lembrei as inúmeras audiências públicas, reuniões e protestos organizados por entidades de Encantado ao longo dos últimos anos, em busca de melhorias no serviço prestado tanto pela antiga Sulvias quanto pela atual EGR. Na maioria das vezes, foram encontros isolados, sem o engajamento de lideranças e cidadãos de municípios que hoje se sentem “ameaçados” em dividir a conta. No mínimo, curioso!

Time escalado

Com a confirmação de Caetano no Planejamento e Desenvolvimento, o prefeito Jonas Calvi (PSDB) tem os oito titulares do alto escalão definidos para o segundo mandato. Clarissa da Rosa Pretto Scatola (PSDB), na Governança; Klaus Schnack (MDB), na Gestão Financeira e Orçamentária; Stefanie Casagrande (PSDB), na Educação e Inovação; Karoline Crippa (sem partido), na Saúde; Giovani Delazeri (PP), na Agricultura e Obras Públicas; Jaqueline Taborda Sieben (PSDB), no Desenvolvimento Social; e Karina Mezzomo (MDB), no Turismo, Cultura e Esporte.

Voz para crianças e adolescentes

Já estamos na segunda temporada do “Segredo da Infância”, projeto do Espaço Flores.Ser, de Encantado, em parceria com o Grupo A Hora. A cada 15 dias, às 16h, alunos e professores das escolas da rede municipal encantadense ocupam o estúdio da Rádio A Hora na Galeria Peretti para falar. Sim, esse é o propósito do programa: dar voz para crianças e adolescentes exporem suas ideias sobre diferentes temas. Tudo ao vivo!

E o mais comovente é a entrega das turmas à iniciativa liderada pela competente mediadora Ana Fausta Borghetti. Uma dedicação contagiante. Desde os preparativos em sala de aula, a escolha dos participantes, o engajamento das famílias, o “frio na barriga” em frente ao microfone, os sentimentos de alegria e emoção pelo “deu certo!”. Experiências enriquecedoras que, sem dúvida, contribuem para o desenvolvimento
humano daqueles que serão o nosso futuro.

Foto: Matheus Giovanella Laste

Reconhecimento ao fiel escudeiro

O prefeito Jonas Calvi (PSDB) buscou “dentro de casa” o responsável por liderar a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Encantado. José Caetano Turatti Ost foi nomeado na terça-feira, 13, em ato prestigiado pelos colegas secretários, servidores e vereadores, entre eles, Diego Pretto (PP), da oposição.

Advogado de formação, Caetano é parceiro de Calvi desde os tempos de PTB, um “fiel escudeiro” para ser mais justo. Seu envolvimento com o atual governo iniciou na vitoriosa campanha eleitoral de 2020 e na recondução de Adroaldo Conzatti (PSDB) ao comando do município, com Calvi de vice. Na época, ocupou o cargo de procurador jurídico por alguns dias, até a morte de Conzatti. Quando Calvi assumiu como prefeito, Caetano foi chamado para ser o chefe de gabinete e ali permaneceu até agora.

Fidelidade, amadurecimento e amplo conhecimento dos projetos estratégicos e do ambiente interno da Prefeitura influenciaram a escolha, argumenta Calvi. Atuante nos bastidores, Caetano ganhou visibilidade nesse período. É daqueles profissionais que vivem o trabalho 24 horas e transitam por todas as áreas da administração. Seja no contato diário com o público, na articulação política com aliados e opositores ou
na comunicação do governo com a comunidade. E isso, sem dúvida, o credencia.

Por enquanto, Caetano é filiado ao PSDB e avança para a linha de frente do governo de Jonas Calvi com o desafio de se focar na nova função e contribuir, de imediato, para a construção de um Plano Diretor adequado à nova realidade encantadense.

Eu pergunto:

Que futuro terá a praça de pedágio da EGR em Encantado e quanto pagaremos de tarifa caso não avance o plano de concessão das rodovias?

Bastidores

  • A histórica edição da ExpoSanta, com mais de 30 mil pessoas, foi marcada pela emoção em Santa Tereza. E esse sentimento ficou evidente em vários momentos. Um deles foi o vídeo exibido na abertura oficial, uma mistura de cenas impactantes e tristes da destruição provocada pela histórica enchente de maio com as obras de reconstrução do município. E um detalhe que chamou a atenção: a narração do vídeo foi da própria prefeita Gisele Caumo (PP).
  • A próxima reunião da Amat será em Encantado, no dia 6 de junho, data de abertura da Suinofest. Uma das pautas são os investimentos da concessionária de energia elétrica na região.
  • Roca Sales conhecerá no sábado, 17, a nova corte de soberanas. São 12 candidatas que desfilam a partir das 21h na Sociedade Recreativa e Cultural Roca-Salense. É mais um evento para elevar a autoestima da comunidade após as enchentes.
  • Guaporé apresenta hoje as novidades de mais uma edição da Mostra Guaporé 2025. A tradicional feira das joias e lingeries está confirmada para o mês de agosto.
  • Em Doutor Ricardo, hoje tem o Sarau Cultural Raízes e Fronteiras, às 19h, no Ginásio de Esportes. Música, dança e teatro relembram o legado dos imigrantes italianos. O evento integra a programação dos 30 anos da Terra do Filó.

Acompanhe
nossas
redes sociais