Emater orienta sobre podas e controle da “mosca da fruta”

SANTA CLARA DO SUL

Emater orienta sobre podas e controle da “mosca da fruta”

Instituição realiza ações a campo para repassar técnicas de manejo dos pomares

Emater orienta sobre podas e controle da “mosca da fruta”
Na manhã desta quinta-feira, 15, extensionistas realizaram orientações em Picada Santa Clara, em Santa Clara do Sul. (Foto: Daniély Schwambach)
Vale do Taquari

A proximidade com o inverno propicia o manejo das árvores frutíferas. A Emater aproveita o período para instruir produtores rurais sobre as técnicas adequadas que, além de corrigir o crescimento das plantas, condiciona aumento da produtividade. Orientações sobre poda e controle de parasitas, como a chamada “mosca da fruta”, estão entre as ações.

Na manhã desta quinta-feira, 15, extensionistas da unidade de Santa Clara do Sul promoveram encontro na comunidade de Picada Santa Clara. “Buscamos realizar ações com grupos menores, direto nas localidades, o que facilita nas orientações”, observam os engenheiros agrônomos Sandra Rieth e Marcos Bender.

De acordo com Sandra, próximas atividades devem ser ministradas na comunidade de Nova Santa Cruz para instruir alunos da Emef Frei Henrique de Coimbra a fazer a manutenção do pomar da escola e também levar o conhecimento para casa. Outro ponto a ser agendado é em Alto Arroio Alegre.

Orientações

Poda de videiras

Bender destaca que a maioria das frutíferas deve ser podada entre maio e agosto. Em relação às videiras (uvas), cada variedade tem um formato diferente. Em relação às mais vigorosas, como a bordô, a produção costuma ocorrer melhor nos esporões. “Na hora da poda sugerimos deixar uma quantidade maior deles.”

Em variedades como a niagara, a produção é melhor nas varas. Caso não se tenha a informação de qual é o tipo de uva, Bender orienta a fazer uma poda mista: a mesma quantidade de varas do que esporões. As gemas mais produtivas são aquelas que brotaram no ano anterior. Ele destaca ainda a importância de retirar os galhos mais baixos do tronco e a centralizar os ramos.

Mosca da fruta

As moscas são uma praga que afeta diversas culturas, incluindo as nativas. Elas depositam ovos no interior das frutas, que posteriormente caem e se transformam em larvas no solo, de onde emergem adultos para continuar o ciclo. Sandra ressalta a importância de quebrar este ciclo, diminuindo gradativamente o número de insetos nas redondezas.

Além de produtos comerciais ou caseiros, sugere-se a colocação de sacos (de TNT ou de papel) ao redor das frutas ainda verdes, pois as moscas começam a colocar os ovos a partir da maturação. Em caso de frutas contaminadas, estas devem ser enterradas e cobertas com uma malha fina (sombrite) impedindo os insetos de emergirem. O controle de moscas é fundamental para garantir a qualidade e a quantidade das frutas produzidas. O ensacamento de algumas frutas pode ser suficiente para garantir uma colheita saudável.

Acompanhe
nossas
redes sociais