Paredes construídas com formas de isopor. Este é o método construtivo utilizado na construção de uma casa de 69 metros quadrados, na rua João Graf, no bairro Dom Pedro II, em Arroio do Meio. A construção tem chamado atenção e é de responsabilidade de um grupo de Nova Prata. Segundo o representante da empresa, que acompanha a obra, Adailson Vieira, o sistema é novidade no Vale do Taquari.
Conforme Vieira, o método construtivo oferece uma série de vantagens em relação à construção convencional. “Em 35 dias, a equipe conseguiu avançar na obra e deixar todas as paredes prontas e com aberturas. O sistema de encaixe das peças proporciona mais agilidade.”
Apesar da aparência, Vieira explica que a estrutura não é feita apenas de isopor. As formas de EPS funcionam como moldes que, ao serem preenchidos com concreto armado, formam pilares e paredes extremamente resistentes. A combinação resulta em uma construção sólida, termicamente e acusticamente isolada.
“É um sistema inteligente que elimina fissuras, mofo e outras anomalias comuns em construções tradicionais”, explica Vieira.