Prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat) irão se encontrar com o vice-governador e governador em exercício, Gabriel Souza, e secretários estaduais para uma audiência onde tratarão sobre diversas pautas relacionadas a região alta. Na última sexta-feira, 9, os gestores se reuniram em Santa Tereza para organizar as prioridades.
A reunião está agendada para hoje, 15, às 14h, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, período em que Souza estará na função de governador em exercício. Líderes de entidades regionais também integrarão a comitiva.
Entre as demandas estão o projeto da nova ponte de Santa Bárbara, investimentos em segurança pública, detalhamento das obras de recuperação da ERS-332 e projetos para rodovias que ainda não foram contempladas pelos programas do governo estadual em trechos de Anta Gorda, Putinga e Itapuca. O prefeito de Roca Sales, Mazinho, terá um espaço para apresentar demandas específicas do município.
O presidente Mateus Trojan confirmou que os engenheiros responsáveis pelo projeto da Rota do Pão e Vinho solicitaram uma reunião com os municípios envolvidos para ajustes: Encantado, Roca Sales, Muçum, Anta Gorda, Santa Tereza e Doutor Ricardo. O encontro da Amat também teve a participação do secretário da Reconstrução do RS do Governo Federal, Maneco Hassen.
Audiência com Mazinho
O prefeito de Roca Sales terá um momento sozinho com Souza durante o dia para tratar sobre pautas específicas do município. A prioridade da conversa será a questão habitacional. “Temos alguns projetos em andamento com o Estado e queremos acelerar esse processo, as pessoas estão nos cobrando essa questão das moradias, muitas delas ainda seguem em residências provisórias, aluguel social e precisam dessa prioridade”, afirma. Recursos para a Saúde e a situação da ERS-129 também serão reforçados.
“A obra está licitada, a empresa contratada, inclusive já deram uma primeira manutenção na estrada. O que nos foi informado é que o projeto está com o Daer, para aprovação, e assim que isso acontecer, as obras iniciam”, conta o prefeito acerca do trecho entre Roca Sales e Colinas.
Rota do Pão e Vinho
Na terça-feira, 13, ocorreu na prefeitura de Muçum uma reunião entre os municípios de Roca Sales, Encantado, Doutor Ricardo e Anta Gorda, com a pauta da solicitação de recursos ao governo para a continuidade da pavimentação da Rota Pelos Caminhos do Pão e do Vinho, que liga a Serra Gaúcha com o Vale do Taquari.

Encontro entre prefeitos em Muçum tratou sobre a Rota do Pão e do Vinho (foto: Diogo Fedrizzi)
A reunião foi avaliada como positiva por Trojan. Segundo ele, sua consolidação será essencial para o desenvolvimento da região no aspecto turístico e econômico, além de ofertar maiores e mais resilientes estruturas para situações de inundações, como as vivenciadas recentemente.
“Esse elo é fundamental para que possamos ligar a Serra Gaúcha, em especial o Vale dos Vinhedos, com o Vale do Taquari.Já conseguimos consolidar pouco mais de seis quilômetros em 2021, em convênio com o Daer. Temos a convicção de que será um divisor de águas e uma consolidação definitiva do turismo e economia regional, gerando novas perspectivas depois de tantas perdas recentes”, avaliou.
A Rota Pelos Caminhos do Pão e do Vinho é projetada e trabalhada há décadas, tendo seu projeto executivo de engenharia para pavimentação elaborado em 2011. Ao todo, estão pendentes de execução o asfaltamento de cerca de 38 quilômetros, tendo como prioridade imediata a conclusão do trecho de Roca Sales, de cerca de 13 quilômetros. A intenção da Amat, agora, é fazer o encaminhamento do pedido através do Fundo de Reconstrução do Plano Rio Grande (Funrigs), considerando a importância logística e a necessidade de estruturação mais resiliente dos trechos.
A próxima assembleia da Amat será em Encantado, dia 6 de junho, dentro da programação da Suinofest.