70 anos do Rotary Club de Lajeado

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

70 anos do Rotary Club de Lajeado

Os primeiros movimentos para a criação do clube de serviço em Lajeado foi por volta de 1953, sob a liderança de Bruno Born. A criação oficial foi em 15 de maio de 1955, há exatos 70 anos. A admissão pelo Rotary Internacional, no entanto, só ocorreu em junho daquele ano.

O engenheiro Ernesto Kurt Lux, de Santa Cruz do Sul, foi o padrinho. O primeiro Conselho Diretor do Rotary foi instalado nos salões da Associação dos Caixeiros Viajantes do Alto Taquari (Acvat).

Como primeiro presidente, Olavo Clementino Gonçalves foi escolhido; vice-presidente Thomaz Assumpção Pereira; Secretário Arnilo Broenstrup; tesoureiro Altivo de Oliveira Fernandes; Diretor do Protocolo Erny Stahlschmidt; Diretor dos Serviços Internos Bruno Born; Diretor dos Serviços Profissionais Albino Henn; Diretor dos Serviços à Comunidade Ruy Moraes de Azambuja; Diretor dos Serviços Internacionais Friedhold Altmann; Admissão e Classificação Pedro Frederico Roos; Programa Walter Born; Companheirismo Arno Ritter e Informações ao Público João Abichequer.

Rotary Lajeado, em parceria com a Slan, viabilizou a criação do Centro Nora Oderich, o Lar da Menina, em 1978

Todos eram sócios fundadores do clube, somados ainda a Werner Born, Arison Souza, Oscar Theobaldo Hexsel, Carlos Alfredo Koefender, Jorge Weckerle, Curt Carlos Gustavo Weidmann, Erich Prinz, Armindo Koefender, Waldemar Holst, Antônio Carlos Ramos Valli, Ivo Domingos Scherer, Fredolino Broenstrup e Theo Eugênio Zimmermann.

Há 20 anos…
Morria o político Tarzan Nummer

O lajeadense Tarzan Nummer morria aos 74 anos, após uma queda que causou fissura craniana. O político sofria há anos com o Mal de Alzheimer. Seu corpo foi enterrado no Cemitério de Petrópolis/RJ, onde ficou até seu translado para o Cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre. Nummer e a esposa moravam em Petrópolis há cerca de dois anos.

Tarzan Nummer fez história no PDT, em especial ao lado dos ex-governadores Leonel Brizola e Alceu Collares. Foi preso durante a ditadura militar por apoio a Brizola. Na época, o exilado Brizola, no Uruguai, mantinha contato com a família no Brasil por meio de Nummer. Quando a Polícia Federal descobriu, foi preso.

Mais tarde, no governo de Brizola, no Rio de Janeiro, Nummer atuou no Ministério das Minas e Energia, também foi assessor de Collares e vereador em Porto Alegre. Era colorado ferrenho e pediu para ser enterrado com as bandeiras do Rio Grande do Sul e do Internacional.

Trabalhadores da alimentação em greve no Vale

Mais de 550 trabalhadores participavam de assembleia realizada na sede do Sindicato da Alimentação de Lajeado (Stial). Na época, eles rejeitavam a proposta de reajuste salarial das empresas e declaravam estado de greve. A proposta de 7% de reajuste com banco de horas não foi aceita pela grande maioria.

Líderes sindicais apresentaram uma contraproposta que tinha como reivindicação um aumento de 12% no salário, piso e abono de R$ 500. A ideia inicial era que o reajuste fosse de 15,6%. A paralisação duraria pelo menos três dias.

Hoje é

  • Dia do Gerente Bancário
  • Dia do Assistente Social
  • Dia Internacional da Família
  • Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares
  • Dia Internacional do Serviço de Informação Aeronáutica

Santo do dia: Santo Isidoro

Acompanhe
nossas
redes sociais