A Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira, 14, a Operação Terceiro Setor para investigar irregularidades na contratação de uma organização social que gerenciava escolas de Educação Infantil em Taquari.
Segundo as investigações, a entidade teria apresentado um atestado de capacidade técnica fraudado para vencer o processo seletivo em 2017. A partir disso, firmou contratos com pelo menos oito prefeituras do Estado, somando mais de R$ 34 milhões até o fim de 2023.
A ação é a primeira do Departamento Estadual de Repressão aos Crimes contra a Administração Pública (Dercap).
Foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, Taquari, São Jerônimo, Eldorado do Sul, Gramado e Canela. Cerca de 70 policiais civis participaram da operação. Na casa de um dos investigados, em Porto Alegre, a polícia encontrou R$ 69 mil em espécie.
A apuração começou a partir de uma denúncia feita ao Ministério Público de Taquari. Os crimes investigados incluem fraude em licitação, falsidade ideológica, uso de documento falso e associação criminosa. O Tribunal de Contas do Estado também avalia a execução dos contratos.
Segundo o delegado Cassiano Cabral, diretor do Dercap, há indícios de que a prestação dos serviços não atendeu ao interesse público e gerou prejuízo aos cofres municipais.
A Prefeitura de Taquari informou, em resposta, que ainda busca maiores informações sobre o caso e está se inteirando dos fatos relacionados à operação.