Iniciou nesta semana o trabalho de demolição da antiga ponte da ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio. A estrutura havia desabado no dia 2 de maio de 2024, durante a enchente histórica no Vale do Taquari. Agora, com a nova ponte em operação desde abril, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) dá sequência às etapas finais do projeto.
A demolição começou nesta quarta-feira, 14, e deve durar cerca de 15 dias. Um rompedor hidráulico está sendo utilizado para quebrar os blocos da antiga travessia.
Esses materiais não serão descartados, a EGR prevê o reaproveitamento como entroncamento nas margens do Rio Forqueta, ajudando a estabilizar as encostas e a conter processos erosivos. A iniciativa alia engenharia e sustentabilidade.
A operação não interfere no trânsito da nova ponte, que segue com fluxo normal. A estrutura atual foi concluída em tempo recorde de sete meses e é considerada estratégica para a mobilidade regional.
Com 172 metros de extensão — 51 a mais que a anterior —, tem altura cinco metros superior, duas faixas, calçada e ciclovia. A obra completa soma 512 metros, incluindo os acessos, e contou com investimento de R$ 22,6 milhões via Plano Rio Grande.
Segundo a EGR, a nova ponte está preparada para resistir melhor a eventos climáticos extremos, como as cheias que afetaram a região em 2024.

Crédito da imagem: Gabriel Santos

Crédito da imagem: Gabriel Santos