Grupos Folclóricos de Estrela rumo à 7ª turnê na Europa

sétima turnê europeia

Grupos Folclóricos de Estrela rumo à 7ª turnê na Europa

Apresentações ocorrem em cidades da Alemanha, Áustria e Eslovênia.

Grupos Folclóricos de Estrela rumo à 7ª turnê na Europa
Foto: divulgação
Mundo

Os Grupos Folclóricos de Estrela estão prontos para mais um importante capítulo na trajetória internacional. No dia 30 de maio, 50 integrantes do grupo, entre eles músicos e dançarinos estrelenses, embarcam rumo à Alemanha para a sétima turnê europeia, a 21ª internacional da história do grupo. 

A viagem contará com 26 dias de duração e apresentações em diversas cidades, incluindo Berlim, Gmunden, Ehrenfriedersdorf, Munique e Heidelberg. O retorno ao Brasil está previsto para o dia 26 de junho.

Com mais de 2.400 apresentações realizadas na trajetória, os Grupos Folclóricos de Estrela são considerados os mais antigos do gênero de danças alemãs do Brasil em atividade ininterrupta. Ao longo de 6 décadas, já visitaram mais de 700 cidades brasileiras em 10 estados, além de 16 países da América Latina e Europa como Argentina, Alemanha, Uruguai, Paraguai, Chile, Áustria, Suíça, Bélgica, Eslovênia, Holanda, Luxenburgo, Portugal  Itália, Hungria, França e República Tcheca.

A turnê internacional deste ano é coordenada pelo pastor luterano Marcos Becher e pelo instrutor Andréas Hamester – que também é o responsável pelas coreografias e preparações dos grupos. Andréas explica que os ensaios vêm sendo intensificados desde 2024: “Estamos nos preparando há dois anos para essa turnê, com muito cuidado na escolha dos quadros, dos trajes típicos, da música ao vivo e da diversidade cultural que levaremos. É uma honra representar Estrela e o Brasil com um espetáculo tão rico e alegre”, afirma.

O espetáculo que será levado à Europa é um mosaico cultural que une tradição e brasilidade. No repertório, estão quadros de danças folclóricas tradicionalistas gaúchas, danças folclóricas alemãs, forró, quadrilha junina, batucada, escola de samba e carnaval de salão. Todas as apresentações contam com figurinos típicos e música ao vivo,uma marca dos Grupos de Estrela.

Antes de embarcarem para a Alemanha, os grupos farão uma apresentação especial de estreia no Brasil, marcada para o domingo, 25 de maio, às 17h, durante o Festival do Chucrute, no Café Colonial do Pavilhão Cristo Rei, em Estrela. A entrada é franca. “Será um momento muito bonito e simbólico. É a primeira vez que mostramos o espetáculo completo ao público e queremos compartilhar com a comunidade o resultado de muito trabalho e dedicação,” destaca Andréas.

A iniciativa conta com o estímulo da Lei de Incentivo à Cultura. Tem o patrocínio de Atlas Brasil Calçados, Passarela Center, Univale Distribuidora de Bebidas, Fuga SA, Goemil, ICATU e Companhia Brasileira de Seguros e Previdência, Baldo SA, Metalúrgica Hassmann, Mondial Veículos, Lojas Benoit, Polartica Distribuidora de Bebidas. É uma realização do Núcleo Cultural de Estrela e do Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução.

Ao longo da história, os Grupos Folclóricos de Estrela já acolheram 46 delegações estrangeiras em intercâmbios culturais, com entidades vindas da América Latina e Europa. Com 452 dançarinos ativos, dos 3 aos 90 anos, distribuídos em 14 categorias, os Grupos Folclóricos de Estrela são o maior e mais antiga entidade divulgadora da cultura folclórica e do nome da cidade de Estrela em centenas de municípios pelo Brasil e pelo mundo. Anualmente, cerca de 30 mil pessoas assistem às apresentações dos Grupos Estrelados, que contam com infraestrutura própria de som e iluminação e um vasto acervo de trajes típicos e fantasias.

Acompanhe
nossas
redes sociais