O Grupo Educacional Bom Jesus celebra 129 anos de história neste domingo, 11 de maio. Fundado em 1896, o grupo mantém seu compromisso com uma educação integral e humanista, inspirada nos valores franciscanos, presente hoje em unidades espalhadas por cinco estados brasileiros.
A proposta pedagógica do Colégio Bom Jesus valoriza não só o ensino acadêmico, mas também o desenvolvimento socioemocional dos alunos, com base em virtudes como respeito, solidariedade, diálogo e gratidão. Projetos como o “Virtudes e Atitudes” e o conceito da “Amorografia” são exemplos de iniciativas que unem conhecimento, empatia e espiritualidade na rotina escolar.
Para o presidente do grupo, Frei João Mannes, a missão é cultivar diariamente valores como amor, humildade e cuidado, de forma que esses princípios se estendam à comunidade escolar como um todo. Ele também lembra o compromisso assumido com o Pacto Global proposto pelo Papa Francisco, reforçando a união entre família, escola e sociedade na formação de cidadãos conscientes.
O grupo também desenvolve ações de responsabilidade social, como o projeto Bom Jesus Social, que busca conectar teoria e prática por meio de experiências voltadas ao bem comum e à transformação do entorno.
Composto por oito marcas — incluindo colégio, universidade, editora, gráfica e centro de inovação — o Grupo Educacional Bom Jesus se consolida como uma das referências em educação no Sul e Sudeste do país, sempre com base nos ensinamentos de São Francisco de Assis.

Fachada do Bom Jesus Centro, em Curitiba. Um dos primeiros a serem construídos. (Crédito da imagem: divulgação)