Curso de capacitação em Lajeado prepara comunidade para agir em situações de desastre

ÚLTIMO DIA

Curso de capacitação em Lajeado prepara comunidade para agir em situações de desastre

Projeto Agente Capaz forma cidadãos prontos para atuar em salvamentos antes da chegada do socorro especializado

Curso de capacitação em Lajeado prepara comunidade para agir em situações de desastre
Aula teórica com o instrutor da Humus Brasil, Márcio Santana (Fotos: Maira Schneider).
Lajeado

Com o objetivo de preparar a comunidade para agir em situações de emergência, o projeto Agente Capaz, promovido pela ONG Humus Brasil, encerra sua edição em Lajeado com recorde de participantes. O curso, oferecido ao longo de três dias – sábado, terça e nesta quarta -, voltado para pessoas leigas, oferece instruções práticas sobre primeiros socorros e salvamentos em contextos de desastres naturais, como soterramentos, alagamentos e resgates em corredeiras.

A funcionária pública Renata Wais, que já atua na área da segurança pública e acompanha com frequência eventos no Parque do Imigrante, participou do curso e destaca a importância da iniciativa. “Quanto mais pudermos aprender, melhor será a nossa preparação para agir até a chegada do socorro. Acredito que, espalhando essas informações para mais pessoas, mais vidas serão salvas. Achei muito interessante esse curso para tentar conseguir ajudar o máximo de pessoas”, relatou.

Renata afirma que agora se sente mais segura para atuar em casos de emergência. “Me sinto bem mais preparada. Muitas dúvidas foram tiradas e novos conhecimentos adquiridos nas aulas. Gostei muito de aprender como fazer massagem cardíaca em bebês, crianças e adultos, algo que eu não tinha muita noção antes.”

O coordenador de projetos da Humus no Rio Grande do Sul, Claudinei Stürmer, ressalta que o curso foi desenvolvido com base em estatísticas de desastres recentes, nos quais a própria população teve de agir, por falta de acesso imediato a equipes de resgate. “A importância é que, caso aconteça algo semelhante ou maior, estas pessoas estejam preparadas e treinadas para fazer o próprio socorro e o de seus vizinhos de forma mais segura. O treinamento superou todas as expectativas e já temos procura por novas turmas. Nosso objetivo é criar uma comunidade resiliente.”

Entre as técnicas ensinadas estão manobras de primeiros socorros, resgate de vítimas soterradas, salvamento em áreas alagadas e retirada de pessoas de veículos em situações de risco. O conteúdo é acessível a qualquer cidadão interessado em aprender a agir de forma segura em momentos críticos.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Marcelo Maya a avaliação do curso tem sido extremamente positiva. “Conhecemos a capacidade dos instrutores da Humus. Fomos treinados por eles em outro curso e, pelos feedbacks que recebo, as pessoas estão bastante maravilhadas.” Ele adianta que novas edições estão sendo estudadas e o próximo passo pode ser um curso voltado para os núcleos comunitários de proteção e defesa civil.

Galeria

Acompanhe
nossas
redes sociais