Com o objetivo de preparar a comunidade para agir em situações de emergência, o projeto Agente Capaz, promovido pela ONG Humus Brasil, encerra sua edição em Lajeado com recorde de participantes. O curso, oferecido ao longo de três dias – sábado, terça e nesta quarta -, voltado para pessoas leigas, oferece instruções práticas sobre primeiros socorros e salvamentos em contextos de desastres naturais, como soterramentos, alagamentos e resgates em corredeiras.
A funcionária pública Renata Wais, que já atua na área da segurança pública e acompanha com frequência eventos no Parque do Imigrante, participou do curso e destaca a importância da iniciativa. “Quanto mais pudermos aprender, melhor será a nossa preparação para agir até a chegada do socorro. Acredito que, espalhando essas informações para mais pessoas, mais vidas serão salvas. Achei muito interessante esse curso para tentar conseguir ajudar o máximo de pessoas”, relatou.
Renata afirma que agora se sente mais segura para atuar em casos de emergência. “Me sinto bem mais preparada. Muitas dúvidas foram tiradas e novos conhecimentos adquiridos nas aulas. Gostei muito de aprender como fazer massagem cardíaca em bebês, crianças e adultos, algo que eu não tinha muita noção antes.”
O coordenador de projetos da Humus no Rio Grande do Sul, Claudinei Stürmer, ressalta que o curso foi desenvolvido com base em estatísticas de desastres recentes, nos quais a própria população teve de agir, por falta de acesso imediato a equipes de resgate. “A importância é que, caso aconteça algo semelhante ou maior, estas pessoas estejam preparadas e treinadas para fazer o próprio socorro e o de seus vizinhos de forma mais segura. O treinamento superou todas as expectativas e já temos procura por novas turmas. Nosso objetivo é criar uma comunidade resiliente.”
Entre as técnicas ensinadas estão manobras de primeiros socorros, resgate de vítimas soterradas, salvamento em áreas alagadas e retirada de pessoas de veículos em situações de risco. O conteúdo é acessível a qualquer cidadão interessado em aprender a agir de forma segura em momentos críticos.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Marcelo Maya a avaliação do curso tem sido extremamente positiva. “Conhecemos a capacidade dos instrutores da Humus. Fomos treinados por eles em outro curso e, pelos feedbacks que recebo, as pessoas estão bastante maravilhadas.” Ele adianta que novas edições estão sendo estudadas e o próximo passo pode ser um curso voltado para os núcleos comunitários de proteção e defesa civil.