A Prefeitura de Colinas assinou, na tarde desta quarta-feira, 14, a ordem de serviço para a construção de 17 novas moradias destinadas a famílias que perderam suas casas durante os recentes eventos climáticos. A cerimônia ocorreu na Câmara de Vereadores e marcou o início de um investimento superior a R$ 3,7 milhões, com recursos voltados à habitação popular.
As casas, com 48,43 m² cada, serão construídas no Loteamento Pôr do Sol, localizado na área central do município. A execução do projeto está a cargo da Artem Engenharia, que inicia os trabalhos nesta quinta-feira, 15, com prazo contratual de 12 meses. A empresa prevê, no entanto, a possibilidade de conclusão antes do previsto.
“A área foi determinada pela administração pública e já constava no edital. Isso nos permitiu visitar o local e conhecer previamente os lotes definidos. Estamos prontos para começar as obras imediatamente”, destaca a diretora da empresa, Bruna Arnoldt.
Segundo o prefeito Marcelo Schroer, esse projeto vem em conjunto com algumas liberações de famílias através do programa “Compra Assistida” do Governo Federal, que viabiliza moradia para famílias com imóveis condenados ou destruídos pelas enchentes. A seleção dos beneficiados ocorrerá por meio de edital, com base em critérios técnicos e sociais.
“As obras começam amanhã. À medida que forem avançando, vamos dar andamento ao processo de seleção das famílias contempladas. A prioridade será para quem ainda não foi incluído em programas da Defesa Civil ou da Caixa”, afirma o prefeito.
Além dessas 17 moradias, a prefeitura já iniciou, há duas semanas, a construção de outras cinco casas, em outro loteamento próximo ao centro, destinadas a famílias atingidas pela enchente de setembro. Ao todo, 30 famílias foram cadastradas na Defesa Civil: 23 estão em processo de compra assistida, duas não foram contempladas e cinco seguem em análise. “Vamos trabalhar para que todas as famílias tenham um lar. Esse é o compromisso da nossa gestão”, reforça Schroer.
O secretário estadual de Apoio à Reconstrução, Maneco Hassen, também esteve presente e ressaltou a importância do momento para o Vale do Taquari. “Esta é uma data simbólica. Estamos autorizando o início de mais 17 casas em Colinas. Até a próxima semana, pretendemos ultrapassar a marca de 500 moradias entregues pelo Compra Assistida só na região. Seguimos trabalhando diariamente para garantir moradia digna a todas as famílias com renda de até R$ 4,7 mil que foram afetadas pela tragédia” afirma.

Moradias serão construídas no loteamento Pôr do Sol
Projeto habitacional
As residências contarão com sala de estar, jantar, cozinha, banheiro, dois dormitórios e lavanderia. A tecnologia utilizada será de formas de concreto moldadas no local, o que deve garantir maior agilidade na construção e qualidade estrutural dos imóveis.