A Caravana Educame – Educação Ambiental na Escola estará hoje em Travesseiro, município com população estimada em 2.193 pessoas. A programação contemplará 231 alunos da rede pública. A atividade começa às 9h, no ginásio da Emef Pedro Pretto.
A caravana, uma iniciativa do Grupo A Hora, reunirá os estudantes da Emef Pedro Pretto, da Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Seger e da Emei Criança Esperança. Os estudantes vão conhecer o personagem “Por Que”. Como sugere o nome, ele faz muitas perguntas. De forma lúdica, estimula que o público também questione acerca dos assuntos ambientais, entre eles os usos da água e as enchentes. Depois do espetáculo teatral, os alunos do 6º ano vão participar da oficina “Repórter Ambiental Mirim”.
Entrevista
Michele Raquel Kunrath Träsel • Secretária de Educação
“ O processo educativo é mais potente quando vivenciado em comunidade”
Educame – Como surgiu a ideia de reunir os alunos da Emef Pedro Pretto, Emei Criança Esperança e EEEM Monsenhor Seger para participarem da caravana?
Secretária Michele – A ideia de reunir os alunos das três escolas surgiu a partir da compreensão de que o processo educativo é mais potente quando vivenciado em comunidade. Diante dos desafios enfrentados após a enchente devastadora de 2024, vimos na caravana do programa Educame uma oportunidade de proporcionar aos nossos estudantes um momento de integração, aprendizado e reflexão. Queremos que eles vivenciem essa experiência juntos, trocando olhares e sentimentos sobre o que viveram, ao mesmo tempo em que constroem novos conhecimentos sobre o meio ambiente e a importância de preservá-lo.
Travesseiro sofreu vários danos com a enchente do ano passado. O que representa trabalhar o tema ambiental de forma lúdica com os estudantes?
Michele – Trabalhar o tema ambiental de forma lúdica, especialmente após um evento tão marcante como a enchente que atingiu o nosso município em 2024, é uma forma de acolher as emoções dos estudantes e transformar dor em aprendizado. A ludicidade permite que as crianças e os jovens compreendam a importância da preservação ambiental de maneira leve, criativa e afetiva. Essa abordagem fortalece o vínculo com a natureza e contribui para formar cidadãos mais conscientes, responsáveis e preparados para enfrentar os desafios ambientais do futuro com empatia e conhecimento.
Como o programa Educame – livro, cartilha, caravana e oficinas – pode contribuir com o ensino no município?
Michele – O programa Educame chega como um reforço significativo ao nosso trabalho pedagógico. Ele dialoga diretamente com os princípios da nossa educação em tempo integral, que busca formar sujeitos críticos, autônomos e sensíveis ao seu entorno. A cartilha e o livro oferecem materiais ricos e adaptados à realidade dos nossos estudantes; as oficinas despertam o interesse pelo conhecimento através da prática e da criatividade; e a caravana é um momento simbólico e inspirador de união e esperança. Em um momento em que estamos reconstruindo não só estruturas, mas também sonhos, o Educame representa uma ferramenta fundamental para seguirmos adiante com qualidade e propósito.