Após dois anos, a Federação das Indústrias do Estado Rio de Janeiro retomou o estudo do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). Com modificações na metodologia em relação às últimas edições, o levantamento divulgado no dia 8 mostra cidades da região com destaque tanto a nível estadual quanto no ranking nacional.
Sete cidades do Vale atingiram índice acima de 0,8, considerado “alto” no estudo. Destaque para Lajeado, que aparece como o município gaúcho de melhor desempenho em desenvolvimento socioeconômico, além de se posicionar como o 11º na lista nacional. Encantado também figura no top 10 do RS – em 6º – e entre os 100 melhores do Brasil.
Na reformulação da metodologia, o Índice Firjan acompanha o desenvolvimento por meio de três áreas: emprego e renda, saúde e educação. A modificação ocorre, segundo a entidade, para retratar, com mais precisão, a realidade brasileira. Por isso, houve a revisão de parâmetros, peso dos indicadores e as metas.
A nova estrutura também inclui indicadores que extrapolam a gestão municipal, visto que o desenvolvimento local depende também da ação conjunta das três esferas de governo. Os dados analisados pela Firjan são obtidos de fontes oficiais, possuem periodicidade anual, recorte municipal e abrangência nacional. Esse estudo tem 2023 como ano-base.
Avanço nos índices
Em comparação com o último ranking divulgado, Lajeado melhorou nos três indicadores analisados. A nota final, de 0,8680, é a maior alcançada em todo o território gaúcho. Para a prefeita Gláucia Schumacher, o resultado do Índice Firjan, embora o recorte seja referente ao ano de 2023 – portanto, antes das enchentes históricas – indica que o município está num caminho certo, em busca da excelência.
“É motivo de orgulho para nós e para a comunidade ver Lajeado no topo de um ranking no estado em um dos principais indicadores do país, tendo atingido o patamar de alto desenvolvimento. Agora temos maior responsabilidade em nos manter neste patamar”, salienta.
Encantado, sexta melhor cidade no ranking do RS, também se destaca. Fruto, segundo o prefeito Jonas Calvi, de um trabalho que alia qualidade de vida com gestão eficiente, além de uma importante articulação entre diferentes setores da sociedade.
“Como apontado no próprio relatório, os municípios que hoje se destacam são justamente aqueles que conseguiram articular governo, setor produtivo e sociedade civil em torno de um projeto de desenvolvimento coletivo e contínuo”, afirma.
Educação de qualidade
No ranking da educação, a melhor nota entre as cidades do Vale é de Pouso Novo. O desempenho no Índice Firjan, conforme a secretária municipal, Sideles Richell, reforça o compromisso da administração municipal com uma educação pública de qualidade.
“O conjunto dessas iniciativas evidencia que o município trata a educação como prioridade estratégica, assegurando que cada criança tenha acesso a oportunidades reais de desenvolvimento”, afirma.
Resultados pelo Vale
Os quatro conceitos do Índice Firjan
- DESENVOLVIMENTO CRÍTICO
Entre 0,0 e 0,4 - DESENVOLVIMENTO BAIXO
Entre 0,4 e 0,6 - DESENVOLVIMENTO MODERADO
Entre 0,6 e 0,8 - DESENVOLVIMENTO ALTO
Entre 0,8 e 1,0
As melhores por área (ranking gaúcho)
Educação:
13º Pouso Novo – 0,7873
21º Mato Leitão – 0,7777
26º Travesseiro – 0,7688
32º Lajeado – 0,7637
39º Arroio do Meio – 0,7560
Saúde:
4º Encantado – 0,8556
5º Lajeado – 0,8411
6º Colinas – 0,8407
14º Bom Retiro do Sul – 0,8225
15º Marques de Souza – 0,8202
Emprego e renda:
2º Lajeado – 0,9992
11º Encantado – 0,9759
12º Teutônia – 0,9744
31º Muçum – 0,9507
32º Estrela – 0,9506