MP consulta associações de moradores e vereadores sobre coleta

lixo urbano

MP consulta associações de moradores e vereadores sobre coleta

Promotoria busca mapear a situação do serviço nos bairros de Lajeado. Governo municipal diz que serviço está regularizado, mas moradores relatam problemas

MP consulta associações de moradores e vereadores sobre coleta
Serviço de coleta e transporte de lixo em Lajeado será alvo de estudo. Enquanto isso, governo firma contrato emergencial por seis meses. (Foto: Filipe Faleiro)
Lajeado

O Ministério Público (MP) lançou na tarde de ontem uma consulta para as 26 associações de bairro e aos 15 vereadores de Lajeado para colher informações sobre o serviço de coleta de lixo na cidade. A medida foi anunciada após constatações de que a realidade relatada por moradores diverge das informações oficiais prestadas pela administração municipal.

Segundo o promotor de Justiça João Pedro Togni, há “informações desencontradas” entre o que é reportado pelo governo e o que a população percebe nas ruas. “Em alguns locais o serviço está normal. Em outros, não. Houve relatos de lixo acumulado por três dias, como no bairro Santo André. Precisamos saber se há adequação ou se os problemas persistem”, diz.

O MP abriu o expediente público nº 410/2024 para apurar a situação. Conforme Togni, a medida busca auxiliar nas medidas para qualificar o serviço. “Não se trata de uma cobrança para punir, como cobrar uma rescisão de contrato. É cedo para isso. O serviço está sendo prestado. Mas precisamos entender onde e como ocorrem as falhas.”

Entre as queixas, estão mudanças nos horários da coleta, caminhões passando durante a madrugada e longos períodos com lixo nas calçadas, principalmente nos bairros mais afastados do centro.

O levantamento com vereadores e associações deve ocorrer ao longo desta semana. A partir dele, o MP vai definir os próximos encaminhamentos e, se necessário, orientar ajustes no serviço.

Contexto

Desde 13 de abril, o serviço de coleta em Lajeado é prestado pela empresa Coleturb, por meio de contrato emergencial com validade de seis meses. Nas primeiras semanas, a operação apresentou instabilidades por falhas mecânicas nos caminhões e falta de experiência dos novos funcionários.

A empresa contabiliza nove equipes em operação. A cidade registrou um crescimento de 75% na geração de lixo em dois anos — saltando de 19,9 mil toneladas em 2022 para 34,9 mil toneladas em 2024. O governo municipal planeja contratar um estudo para reformular o sistema de coleta.

Canais de atendimento

Moradores podem comunicar a falta de coleta pelo WhatsApp da limpeza pública: (51) 99596-9849.

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