O agronegócio registra crescimento nos principais mercados de proteína de origem animal. Dados da pesquisa trimestral do IBGE, divulgado na manhã desta terça-feira, apontam elevações nos volumes de abates de bovinos, suínos e frangos nos três primeiros meses de 2025 frente ao mesmo período do ano passado.
A produção de ovos e de leite e o setor de couro integram os índices.
Segundo o relatório, foram abatidos 9,7 milhões de bovinos com inspeção sanitária oficial. O volume representa crescimento de 3,8% em relação ao mesmo período. Ao todo foram 2,45 milhões de toneladas.
s números positivos retratam a gradual melhora no setor de pecuária de corte depois de um período de preços pressionados. Na área de suínos, o abate teve alta de 1,4%. O de frangos cresceu 2,3% no trimestre.
Em relação ao setor lácteo, a aquisição de leite cru foi de 6,48 bilhões de litros. O número representa um acréscimo de 3,1% em comparação ao volume registrado no primeiro trimestre de 2024.
Já a aquisição de peças de couro pelos curtumes teve alta de 8,4% frente ao período. Em relação a produção de ovos de galinha, o crescimento foi de 5,6% com a entrega de 1,16 bilhão de dúzias.
Cadeia em números
- Bovinos abatidos: + 3,8%
- Suínos abatidos: + 1,4%
- Frangos abatidos: + 2,3%
- Aquisição leite cru: + 3,1%
- Ovos de galinha: +5,6%
- Peças de couro cru: +8,4%