Uma nova tendência fitness começa a ganhar espaço nas academias brasileiras e promete se consolidar como febre em 2025. Combinando corrida e exercícios funcionais de menor complexidade, o Hyrox chama a atenção por reunir corredores e adeptos do CrossFit em uma mesma arena — mas com movimentos menos complexos e maior apelo para iniciantes. Presente em 11 países, o Hyrox chega ao Brasil como uma alternativa desafiadora, democrática e com potencial para se tornar um novo fenômeno esportivo.
Em Lajeado, a modalidade já ganhou adeptos. Sandy Pinheiro, 30, pratica o Hyrox três vezes na semana, e intercala a atividade com o Crossfit e a corrida. “Muitas pessoas pensam que ele ajuda somente no cardio, mas estão enganadas. Ele te prepara para praticar qualquer outra atividade física”, conta a auxiliar de contabilidade.
Antes mesmo da modalidade chegar à cidade, Sandy já acompanhava o hyrox pelas redes sociais. O que mais a atrai é a superação constante, pois o esporte a leva ao limite. “Saber que é possível concluir e vencer cada treino é o que me motiva”. Para quem está pensando em começar a atividade, ela dá um conselho: “Deixe teu corpo escolher, você é mais forte do que imagina. Digo isso, por experiência própria”.
Para todas as idades
O Hyrox é uma atividade que mistura corrida com exercícios funcionais, como agachamentos, remo e empurrar trenó. Segundo o coach, Eduardo Stoll, a modalidade começou como uma competição internacional, na Alemanha, em 2017, mas hoje já virou um treino que se espalhou pelas academias e boxes de CrossFit no mundo todo. “É um jeito dinâmico e diferente de melhorar o condicionamento físico, e o melhor: todo mundo pode participar, não precisa ser atleta”, afirma.
Os exercícios são adaptáveis, ou seja, cada pessoa pode fazê-los no seu ritmo, com acompanhamento de um profissional habilitado. “Com o tempo, vai ganhando mais resistência e confiança”, destaca Stoll.
O formato do Hyrox é padronizado globalmente: são oito quilômetros de corrida, intercalados com oito exercícios funcionais. Mas nos treinos disponibilizados em boxes e academias as aulas são montadas em blocos, não sendo necessário fazê-los todos de uma vez.
Os exercícios funcionais incluem o ski erg (simula esqui na neve, feito em máquina); empurrar e puxar trenó com peso; agachamentos com bola; remo (ergômetro), afundos; e broad jump.
Evolução de forma prática
Stoll acredita que o crescimento do Hyrox se deve ao fato de ser uma prática divertida, desafiadora e fora da rotina tradicional de academia. “Muita gente gosta da ideia de ter metas claras e de ver a evolução de forma prática”, afirma. Outro diferencial é o clima de comunidade e parceria, muito semelhante ao que se vive no CrossFit. “É um treino completo, que trabalha o corpo inteiro e também a mente”.
A decisão de trazer a modalidade para Lajeado surgiu da identificação com o perfil dos alunos do box onde trabalha, o CrossFit Lajeado: pessoas que buscam treinos intensos, dinâmicos, com desafios reais e que combinem corrida e movimentos funcionais. “É uma tendência mundial e queríamos trazer essa novidade para o Vale do Taquari, oferecendo mais uma opção para quem busca saúde, performance e motivação”, revela.

Os exercícios são adaptáveis, ou seja, cada pessoa pode fazê-los no seu ritmo, com acompanhamento de um profissional habilitado
Benefícios do Hyrox
- Melhora do fôlego (cardiorrespiratório)
- Ganho de força e resistência muscular
- Queima de calorias
- Ajuda no emagrecimento
- Aumento da disposição
- Mais variedade nos treinos
Dicas para os iniciantes
por Eduardo Stoll
- Comece devagar: Não precisa fazer tudo de uma vez. Dê um passo por vez.
Procure um local com acompanhamento e seja habilitado em treinos Hyrox. - Foque na técnica dos movimentos: Isso evita lesões e ajuda a evoluir mais rápido.
Misture corrida com exercícios funcionais - Treine em grupo: Além de ser mais motivador, você aprende com os outros.