Há 20 anos, Poço das Antas comemorava seus 17 anos

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, Poço das Antas comemorava seus 17 anos

O município celebrava seus 17 anos de emancipação no dia 12 de maio de 2005. Na ocasião, foram homenageadas autoridades municipais que contribuíram para a autonomia política da cidade, concedida em 1988. Mais de 700 pessoas participaram dos festejos no ginásio municipal. Os padres Ademar Ströher e Cláudio Finkler e o pastor Valmir Frank organizaram um culto ecumênico.

Pela tarde, iniciaram as apresentações do Grupo Folclórico Musikfreunde, nas categorias mirim, infantil, juvenil, semi-adulto, adulto e casados. As velas do bolo de aniversário do município foram assopradas pelo prefeito Silvio Pedro Schmitz.

Origem do nome

Poço das Antas se emancipou de Salvador do Sul e, antes disso, por volta de 1924, servia como distrito de São João do Montenegro (hoje município de Montenegro). O nome Poço das Antas, conforme registros históricos, foi escolhido porque as terras que formam a cidade eram habitadas por antas, que desciam para beber água no arroio, em um local apelidado pelos moradores de poço. Entre os registros mais antigos está a Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo, que data de 1907, mas a paróquia só foi fundada em 1922.

Ney Arruda Filho lançava livro

Professor do curso de Direito da Univates, na época, Ney Arruda Filho lançava o livro “A Efetividade do Processo como Direito Fundamental”. O evento de lançamento ocorreu no prédio 9 da universidade, com apresentação do Coral da Univates.

Conforme reportagem da época, a obra era composta por reflexões de Arruda sobre a crise do processo civil ao longo dos 17 anos em que atuava como advogado. Para o autor, o livro trazia as conclusões da sua dissertação de mestrado, concluída em 2000. Já na época, Arruda estava à frente do escritório Arruda Advogados.

Há 50 an0s…
Lions organizava jantar para Almira Severo

As domadoras do Lions Clube de Lajeado iam a Saidan (na época, chamada de Sociedade de Assistência à Infância Desamparada e de Auxílio aos Necessitados) para doar cerca de 70 livros destinados à biblioteca da instituição. A Saidan existe ainda hoje no bairro Santo Antônio e acolhe jovens da cidade.

Para celebrar o Dia das Mães, em 1975, o Lions realizou um jantar especial em homenagem a Almira Severo. Ela, junto do marido, era responsável pela Saidan, onde atendia cerca de 40 meninos. O jantar ocorreu no Restaurante do Clube Tiro e Caça e Almira estava doente na noite, mas em seu lugar vieram alguns meninos da instituição. Em 1975, o Lions também se engajava em outra campanha, em que fez a entrega de diversos materiais esportivos à Associação Atlética Minuano.

Domadoras entregavam livros à Saidan

Hoje é

  • Dia do Automóvel
  • Dia da Abolição da Escravatura
  • Dia do Zootecnista
  • Dia da Fraternidade
  • Dia Nacional do Chefe de Cozinha
  • Dia Mundial do Coquetel

Santo do dia: Nossa Senhora de Fátima

Acompanhe
nossas
redes sociais