Foram três enchentes em menos de um ano que afetaram a sede da Disim Soluções, no bairro Navegantes, em Arroio do Meio. A empresa, fundada em 2009, é referência nacional em automação industrial e energia solar. A sede, na rua Campos Sales, foi atingida em três ocasiões diferentes, nas cheias de setembro e novembro de 2023 e em maio de 2024. “Foi um cenário difícil. Tudo parou. Mas decidimos seguir em frente”, conta o diretor da empresa, Diego Simonetti.
A nova sede foi apresentada recentemente, em maio. Com a antiga destruída, empresa precisou adaptar as operações, deslocando inicialmente as atividades para outras duas unidades temporárias enquanto buscava uma solução definitiva.
A solução veio por meio de uma parceria com o poder público ainda em 2024. A nova sede foi instalada na rua do Empreendedor, em uma área mais ampla e fora de zonas de risco, no bairro São Caetano, dentro do loteamento Coxilha Vermelha. A mudança foi viabilizada com o apoio de uma lei de incentivo que permitiu a permuta de terrenos. O projeto foi aprovado também pela câmara de vereadores.

Empresa construiu novo pavilhão em um bairro distante das cheias no bairro São Caetano (Divulgação – Disim Soluções)
Com isso, a Disim cedeu a área anterior, situada no bairro Navegantes uma das regiões mais afetadas pelas enchentes e, em troca, recebeu o novo terreno em área industrial. A prefeitura, com o terreno, poderá intervir na área afetada.
Conforme Simonetti, a nova planta está em operação desde outubro e proporciona um atendimento mais centralizado seja para as vendas como para a operação. “Naquele momento, tudo parou. A nossa mudança representa além disso a vontade de continuar e nossa resiliência”, afirma.