Obras na rua Paulo Emílio Thiesen entram na fase final

lajeado

Obras na rua Paulo Emílio Thiesen entram na fase final

Recapeamento e melhorias devem ser concluídas na próxima semana

Obras na rua Paulo Emílio Thiesen entram na fase final
Fotos: Maira Schneider
Lajeado

A Rua Paulo Emílio Thiesen está passando por obras de revitalização que devem ser concluídas nos próximos dias. O trecho em intervenção compreende o segmento entre a BR-386, nas proximidades do Country Club, até o entroncamento com a Rua João Goulart, no bairro Olarias. Bastante danificada devido ao tráfego intenso de caminhões pesados, a via precisou ser interditada para execução dos serviços.

Além do recapeamento asfáltico, a comunidade local reivindica outras melhorias, como a instalação de redutores de velocidade e calçadas. “Muitos veículos trafegam em alta velocidade, por isso pedimos que a prefeitura instale novamente os quebra-molas. Também precisamos de calçadas, pois a maior parte da rua não tem calçamento, e os pedestres acabam andando no asfalto para não caminhar no mato ou na terra”, destaca a moradora Cláudia Werner. Para ela, a obra representa um avanço importante: “Vai acabar com a poeira e permitir que o trânsito flua melhor, com mais segurança para todos”.

Na última semana, moradores relataram a ausência de máquinas no local, o que gerou preocupação com o andamento da obra. O secretário de Obras, Fabiano Bergmann, explica que fatores climáticos e logísticos atrasaram temporariamente o serviço. “Na semana passada foram colocadas 120 toneladas de asfalto. Na quinta-feira, 8, não houve fornecimento de asfalto devido à alta demanda. Já na sexta, a chuva impossibilitou a escavação, o que paralisou temporariamente as máquinas. Mas nesta segunda-feira, 12, os trabalhos foram retomados normalmente”, garante.

A previsão é de que a revitalização seja finalizada na próxima semana. Após a conclusão do recapeamento, a prefeitura deverá atender as demais demandas da população como, por exemplo, a reinstalação dos quebra-molas. Bergmann esclarece que as calçadas de passeio têm tipo a pavimentação comunitária. “O município arca com metade do custo, faz a escavação, deixa o terreno pronto, coloca a brita, deixa tudo ajeitado e o proprietário do imóvel coloca o concreto, ou a pedra. Então tem essa essa forma de fazer a pavimentação. Se os moradores aderirem, a gente vai até lá, retira aquela calçada velha, faz toda a base nova, coloca o cordão novo e o acabamento fica por conta do proprietário do imóvel. Assim funciona agora a calçada de passeio também”.

A obra foi planejada para ocorrer após a finalização da ponte da ERS-130, que liga Lajeado a Arroio do Meio, justamente para reduzir o fluxo de veículos pesados no local durante os trabalhos.

Acompanhe
nossas
redes sociais