Petrobras anuncia perfuração de 100 poços e reativação de fábricas de fertilizantes

EXPANSÃO ENERGÉTICA

Petrobras anuncia perfuração de 100 poços e reativação de fábricas de fertilizantes

Bahia concentra novo ciclo de investimentos em petróleo e fertilizantes da estatal

Petrobras anuncia perfuração de 100 poços e reativação de fábricas de fertilizantes
Crédito da imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil
Brasil

A Petrobras retomou a perfuração de poços terrestres na Bahia após seis anos. O primeiro deles está sendo executado no campo de Taquipe, em São Sebastião do Passé, a cerca de 80 quilômetros de Salvador.

O plano da estatal prevê cerca de 100 novos poços no estado ao longo dos próximos cinco anos, com atividades distribuídas em municípios como Alagoinhas, Catu, Araçás, Candeias, Entre Rios, Esplanada, Cardeal da Silva e São Sebastião do Passé.

Três sondas já foram contratadas para a operação, além de dez novos equipamentos de produção terrestre. Com isso, o número de sondas em atividade na Bahia deve saltar de 13 para 23.

Atualmente, a unidade baiana da Petrobras conta com cerca de 4,3 mil profissionais e produz 17 mil barris de óleo equivalente por dia. Em 2024, a produção estadual rendeu R$ 257 milhões em tributos e participações governamentais.

A Petrobras também anunciou a retomada de fábricas de fertilizantes na Bahia e em Sergipe, após acordo com a empresa Proquigel, da Unigel. A estatal reassumirá a posse das unidades, mas a operação dependerá de licitação para contratação dos serviços, conforme exigências internas da companhia.

A reativação está prevista no plano estratégico da Petrobras para 2025 a 2029, com foco em produtos nitrogenados e integração com a cadeia de óleo, gás e transição energética.

Acompanhe
nossas
redes sociais