O exército iniciou a desmontagem da ponte provisória, entre Lajeado e Arroio do Meio, nesta segunda-feira, 12. O fluxo foi interrompido na última terça. O trabalho iniciou com a limpeza da estrutura metálica e remoção de peças. Segundo o comandante do 3º Batalhão de Engenharia e Combate, tenente-coronel Gustavo Humberto Costa, serão necessários 15 dias para finalizar a operação.
Instalada em agosto de 2024, três meses após a enchente, a travessia teve papel essencial para garantir o tráfego de veículos pesados e a mobilidade da região, enquanto as obras definitivas estavam em andamento. Com 60 metros de comprimento, a ponte tem capacidade para suportar até 80 toneladas.
Com a liberação do fluxo de veículos na nova ponte da ERS-130 em 10 de abril, o tráfego pela estrutura de propriedade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estava ocioso. A desmobilização marca o encerramento de uma etapa importante no processo de recuperação da infraestrutura local. Simboliza também o retorno gradual à normalidade após os desafios enfrentados no último ano.