A equipe do Dojo Marcão Borba, de Estrela, fez história ao conquistar o segundo lugar geral na segunda etapa da Copa Mercosul International Cup, realizada no último sábado. Com um desempenho expressivo, os 32 atletas estrelenses, entre eles, integrantes do projeto social Sementinhas do Bem, trouxeram para casa 23 medalhas, sendo seis de ouro, 11 de prata e sete de bronze, em meio a uma competição de alto nível, que reuniu representantes de academias renomadas da Argentina, Peru, Colômbia e de vários estados brasileiros.
O feito marca um momento inédito para o Vale do Taquari: é a primeira vez que uma academia da região figura entre as três melhores do Estado no ranking geral da Copa Mercosul. “Foi um campeonato extremamente competitivo. Levar 32 atletas e ainda voltar com esse resultado é motivo de orgulho. Estamos muito felizes”, afirmou o professor Marcão Borba.
A Copa Mercosul é composta por seis etapas ao longo do ano, e o Dojo já se prepara para os próximos desafios. Paralelamente, os atletas também competem no Campeonato Estadual da Federação de Jiu-Jitsu do Rio Grande do Sul (FJJ-RS), que conta com outras cinco etapas ainda pela frente.
Para seguir participando das competições, a equipe depende do engajamento da comunidade. “Temos outras disputas em vista, mas tudo depende de arrecadações. Estamos promovendo venda de pizzas, rifas e outras ações para ajudar a custear inscrições, alimentação e todos os demais gastos que envolvem a organização e deslocamento dos atletas. Cada contribuição faz a diferença”, explica Marcão.
O projeto Sementinhas do Bem é um trabalho de inclusão social realizado pelo Dojo, que oferece oportunidades a crianças e jovens por meio do esporte, e recebe apoio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) de Estrela. Interessados em apoiar ou conhecer mais podem visitar a escola ou entrar em contato pelo Instagram @dojomarcaoborba.