O grupo de caiaqueiros Manos da Pesca realiza no próximo dia 31 de maio mais uma edição da ação ambiental “Plante Essa Ideia”, com foco no reflorestamento e recuperação das margens do rio Taquari. A atividade ocorre no Salto do São Caetano, ponto histórico e turístico da cidade de Arroio do Meio.
Idealizado por João Paulo Aires, líder do grupo, o projeto busca não apenas plantar mudas nativas para restaurar a vegetação ribeirinha, mas também reforçar a importância da preservação ambiental na região. “É uma forma de devolver um pouco da vida que o rio nos dá e ainda preservar um espaço simbólico da nossa história local”, destaca Aires.
A programação inclui, além do plantio de mudas, um percurso de 12 quilômetros de caiaque entre os municípios de Roca Sales e Arroio do Meio, passando por paisagens naturais que o grupo deseja ajudar a preservar. Os participantes também poderão acampar na área e participar de um almoço coletivo e confraternização no sábado.
Para participar, é necessário realizar uma inscrição no valor de R$ 6. Os organizadores recomendam que cada pessoa leve ferramentas manuais como facão, enxada e roçadeira, além de roupas adequadas para o trabalho e o passeio aquático.

Participantes do grupo Manos da Pesca durante ação anterior de reflorestamento no Rio Taquari (Foto: Gabriel Santos)