A chuva que atingiu a região do Vale do Taquari e Vale do Caí na última semana trouxe alívio para os produtores rurais que enfrentavam um período de seca prolongada. A região havia passado por quase 30 dias sem chuva expressiva, o que afetou a produção de culturas de inverno, hortaliças e a alimentação do gado leiteiro.
Com a reposição de umidade no solo, agricultores aproveitam para iniciar plantios como trigo e plantas de cobertura.
A chuva, que em algumas micro-regiões alcançou uma média de 100 milímetros apenas nae manhã de sexta-feira, não causou estragos na agricultura, conforme destaca o gerente regional da Emater, Cristiano Laste. Havia apreensão em relação a temporais e alagamentos, tendo em vista a previsão de altos volumes em curtos espaços de tempo. “Ajudou muito também para as pastagens, o que é fundamental para a produção de leite na região.”
A maioria das propriedades rurais da região trabalha com pastagem perene e produção de leite a pasto, o que torna a disponibilidade de água um fator crucial para a produção. Além disso, a chuva também ajudou a melhorar a vazão das fontes de água, que estavam abaixo do ideal.
De acordo com Laste, a chuva permite que os produtores rurais executem seus planejamentos forrageiros para o inverno. Ele destaque que a Emater, presente em todos os municípios da região, está à disposição para colaborar com os agricultores e garantir a produção de alimentos para os consumidores.
Volumes nas estações meteorológicas
- Venâncio Aires 108,9mm
- Mato Leitão 102,8
- Santa Clara do Sul 93,7mm
- Colinas 79,7mm
- Teutônia 71,6mm
- Nova Bréscia 69,3mm
- Ilópolis 52,2mm