Bom saber da proposta de reativar a Turisvales a partir de 2026, desta vez com sede na boa terra de Venâncio Aires, promovendo uma maior integração do setor entre duas importantes regiões.
Lá se vão 13 anos da última iniciativa semelhante, ou 23 se considerarmos as Turisfeiras.
Tomara que cresça e apareça, inclusive a nível estadual.
Voando baixo
Pode até parecer uma sessão nostalgia, mas cada vez que eu cruzo a BR-386 pela bela terra de Paverama e vejo a pujante e admirável estrutura construída pela sempre querida Fruki, lembro de uma iniciativa original implantada alí por perto: um kartódromo de classe até internacional, que infelizmente não teve continuidade por razões que não cabe aqui descrever.
Foi uma iniciativa inovadora à época, construída por muitas mãos, que pretendia colocar a região no ¨mapa mundi¨ nacional de um esporte muito legal então em franca assenção.
Na época os aficcionados do kartismo daqui costumavam ¨voar baixo¨ e derrapar nas curvas da limitada pista do parque de exposições de Bento Gonçalves, ou no autódromo de Guaporé e até no de Tarumã.
Cem por hora num kart é a mesma sensação de 200 por hora num carro e exige a mesma prudência e habilidade prá ¨baixar o sarrafo¨, quem vivenciou sabe.
Lá um belo dia surgiu outra importante iniciativa, dessa vez em Nova Santa Rita, com investimentos mais pesados para a instalação de um kartódromo de classe internacional e um centro de eventos paralelos, que hoje foi readequado para um centro de logística.
A exemplo da motonáutica, motocross e rallyes de jipes e carros de passeio, o kartismo também já foi forte por aqui e até os quilômetros de arrancada em tempos mais idos.
Acende o fogo e sopra as brasas pra ver…
Rumo Sul
Vale destacar a iniciativa do Grupo A Hora de abrir uma nova trilha lá prás bandas da boa terra de Pelotas, reativando de comum acordo com instituições locais importantes e históricos meios de comunicação que ficaram temporariamente em dormência.
Laços e intercâmbios econômicos e educacionais intraregionais anteriormente construídos podem ter contribuído para essa conexão, a exemplo do campus do IFSUL.
Pulando de galho em galho
Não acho uma boa ideia um político com pretensões carreiristas ficar pulando de galho em galho, ainda mais sem claras definições ideológicas, tipo geléia que muda de cor conforme o aditivo mais conveniente.
Pro meu gosto, pode acabar virando carta fora do baralho.
Dá licença?
Houve um tempo em que os ¨milionários¨ proprietários de qualquer veículo automotor recebiam em casa uma notificação e uma guia para o recolhimento do IPVA e o complementar ¨Licenciamento¨ de circulação do veículo.
Mais tarde, depois de pagos, vinha pelo correio os documentos de comprovação, para exibir em eventuais blitz.
Hoje em dia não tem mais nada disso, Sua Excelência, O Contribuinte vai ao caixa eletrônico do banco, faz os pagamentos e se quiser o devido documento vai entrar no site, baixar via internet e dar um jeito de imprimir por conta própria.
Mas vai ter que pagar a tradicional e ¨religiosa¨ taxa de 100 reais, pra obter o tal licenciamento.
A trôco de que? Qual o custo atual disso para a burocracia envolvida?
Já é difícil engolir um IPVA por ano que na pratica só serve pra confirmar a propriedade do veículo, mas sem direito a tirar da garagem.
Pra tirar da garagem e rodar com ¨segurança¨ tem que levar o tal licenciamento junto, que até tem serventia pra conferir se o carro não foi declarado como roubado no sistema, se não roda com números de chassis ou motor adulterados, se está de acordo com as garantias do seguro e por aí afora. Mas hoje em dia, com as modernidades existentes, custa quanto essa burocracia adicional?
Saideira
Neto pro nôno:
– E nesses entreveros existenciais de hoje em dia, quais as saídas?
– Tem várias portas…
– Quais?
– A que a nona teima em abrir e as ¨erradas¨.