O domingo, 11, está sendo marcado por intensa movimentação familiar na 17ª Fenachim. O Dia das Mães trouxe ao Parque do Chimarrão, em Venâncio Aires, um clima especial de afeto, celebração e conexão entre gerações, reunindo visitantes que escolheram viver esse momento cercados de cultura, gastronomia e alegria.
Desde cedo, muitas pessoas circulam pelos espaços, desfrutando da culinária típica, das atrações culturais, das opções de compras junto aos expositores, e degustando de um bom chimarrão, símbolo da festa. Carrinhos de bebê, mães com filhos no colo, avós e netos: a presença das famílias reforça o caráter comunitário e acolhedor da festa neste dia especial.
Mesmo sem programação oficial alusiva ao Dia das Mães, o espírito da data foi evidenciado em gestos simples e encontros marcantes. Como parte da cobertura especial da Fenachim, foi realizada uma entrevista com as mães das soberanas da festa — mulheres que acompanham de perto o brilho e o compromisso das filhas na condução deste grande evento.
Kátia Severo, 45 anos, mãe da rainha Marina Severo Jantsch, compartilhou sua emoção ao ver a filha soberana representando Venâncio Aires. “No dia da conquista do título eu estava muito nervosa, pela Marina estar tentando pela segunda vez entrar no trio de soberanas da festa, mas foi de muita alegria, porque percebemos o crescimento e da persistência dela. Ela se dedicou muito para este título. Uma jovem que lutou pelo objetivo, e ela é assim, ela luta com força para enfrentar o que quer, e nos sentirmos honrados pela mulher que ela se tornou. Ela está vivendo este momento e esta festa com muita emoção na divulgação. A Marina é educada, é prestativa, é espuleta, alegre, divertida, piadista, uma explosão de sentimento. A palavra persistente define a Marina”, contou, sorrindo.
Nadir Almeida Maciel, 57 anos, mãe da princesa Larissa Almeida Maciel, falou sobre a trajetória da filha até o reinado e comenta sobre os compromissos com a festa. “Desde que a Larissa foi eleita princesa o sentimento é de muito orgulho e muita felicidade. Foi uma luta e uma conquista dela, e ela conseguiu chegar até o fim. Ela se dedicou muito na divulgação da festa, e teve muita correria. A gente vê ela pouco, mas tudo que ela faz é com muito empenho. Ela divulga a festa e participa sempre muito sorridente e alegre. A Larissa é extrovertida, alegre, brincalhona e está sempre rindo. A palavra divina defina minha filha”, ressalta a mãe muito feliz.
Maria Cristina Dornelles, 57 anos, mãe da princesa Ana Flávia Dornelles de Ávila, destacou o envolvimento familiar com a festa. “Foi a primeira vez que ela se desafiou, pelo estereótipo dela, e essa atitude abriu caminhos para muitas meninas. A Ana se realizou, e mudou a vida dela. Eu sempre estive presente na vida dela, e mãe é para isso, se realiza por meio dos filhos. Ela estava bastante nervosa com a divulgação e com o início da festa, mas mesmo cansada ela busca a atender e acolher a todos. Foi algo novo na vida dela e tenho certeza que ela está na melhor fase. A Ana Flávia é batalhadora, uma menina que sempre buscou os sonhos, muito estudiosa, muito família, simpática e sempre pronta a ajudar. É minha parceira e minha melhor amiga. A palavra conquista define minha filha”, disse emocionada.
A programação segue ao longo do dia com shows, apresentações culturais e diversas atrações espalhadas pelo parque. Em meio ao tradicional chimarrão, sorrisos e abraços, o Dia das Mães na Fenachim será lembrado por muitos como um domingo de muita emoção.