A nova Ponte do Bauereck, em Forquetinha, foi inaugurada na manhã deste sábado (10) e restabeleceu a ligação entre a estrada principal de Forquetinha, a ERS-424, e comunidades do interior, como a Picada Hermann e Jammenthal.

Pedro Müller acompanhou a inauguração em 1975 e em 2025
A estrutura antiga foi levada pelas águas do Arroio Forquetinha em maio de 2024. O aposentado Pedro Müller, 81, é morador próximo e viu quando a antiga ponte de Bauereck caiu. “Vi quando a água arrastou ela. Sou morador há 52 anos aqui e lembro de quando ela foi inaugurada”, cita. A estrutura estava em pé há 50 anos e tinha sido inaugurada em 1975, época em que Forquetinha ainda era distrtito de Lajeado.
O investimento de reconstrução ultrapassou os R$ 3,9 milhões e teve recursos municipais, da Amvat e federais envolvidos. A inauguração foi celebrada com a presença da comunidade. Houve música e até dança em cima da nova ponte.
O prefeito Vianei Noll citou a importância da estrutura, uma vez que é a única ponte alta ligando as comunidades separadas pelo Arroio Forquetinha. “A trevessia do Bauereck era caminho para trabalhadores, estudantes e familiares. Com a queda dela, nesse meio tempo, tínhamos retrocedido 50 anos”, comenta.
Secretário de apoio à reconstrução do RS, Maneco Hassen enfatizou que o Vale do Taquari é exemplo para todo o estado. “Esses eventos testaram nossa resiliência e esperamos, daqui para frente, poder focar na reconstrução e olhar para o futuro”, citou.
O tráfego de veículos na ponte já tinha sido liberado na quinta-feira (8). As imagens ao vivo do fluxo podem ser conferidas nas câmeras instaladas pelo Grupo A Hora por meio do Projeto Vale Vivo (assista aqui).