Otimismo marca data no comércio

DIA DAS MÃES

Otimismo marca data no comércio

Momento é o segundo mais importante do calendário varejista e marca retomada após enchente de 2024

Otimismo marca data no comércio
Edgar Kassner Júnior: comprou presentes nesta sexta-feira para a esposa e a mãe. (Foto: ANDREIA RABAIOLLI)
Vale do Taquari

O Dia das Mães deste ano chega com um cenário diferente do ano anterior. Após o trauma das inundações de maio de 2024, que comprometeram o funcionamento do comércio em Lajeado e região, lojistas e entidades como a CDL Lajeado apostam em uma retomada das vendas, impulsionada por promoções e pelo apelo emocional da data.

“A campanha deste ano é para movimentar o consumo e fortalecer os negócios locais. Estamos otimistas”, resume a presidente da CDL Lajeado, Giselda Hahn. A ação promovida pela entidade sorteará R$ 10 mil divididos em 20 vales-compras de R$ 500 entre consumidores que comprarem nas lojas participantes.

Em um ano normal, o Dia das Mães aparece como a segunda data mais relevante do varejo em Lajeado, atrás apenas do Natal e equipara-se em movimentação com a Black Friday. Agora, a esperança é que a edição de 2025 se consolide como marco de retomada nas vendas.

A data é estratégica pela movimentação direta nas lojas e pela possibilidade de recuperar o fôlego de diversos segmentos. Entre os mais impactados no ano passado, estão os setores de vestuário, calçados, perfumaria, cosméticos, flores, joias, eletrônicos, restaurantes e serviços de beleza.

Empresário do setor no varejo de calçados, Nilton Colombo, conta que o ano passado foi de dificuldade extrema. “Muitos colegas nem abriram. Este ano é diferente. Há mais fluxo de pessoas nas ruas e nas lojas. É hora de reconstruir também a confiança do consumidor”, diz.

Presentes e setores em destaque

Os itens mais procurados em Lajeado seguem o padrão nacional: roupas, calçados, cosméticos, perfumes, flores, chocolates, itens para casa e livros. O apelo emocional da data favorece também o setor de serviços, com restaurantes e espaços de bem-estar apostando em cardápios e pacotes especiais.

Para Giselda, o cenário de 2025 representa uma oportunidade de reconexão entre consumidor e comércio. “O Dia das Mães vai além do presente. É um momento de afeto, e isso estimula o consumo consciente e valoriza os empreendimentos locais. Precisamos disso para seguir em frente”.

Dose dupla

O empresário e corretor de Imóveis Edgar Kassner Junior, de Marques de Souza, decidiu comprar os presentes de Dia das Mães em Lajeado. Este ano, ele fez questão de escolher lembranças para a mãe e a esposa, algo que não aconteceu no ano passado. Em 2024, devido ao abalo da região, acabou não presenteando.

Um ano após passada a enchente, sente ser essencial fazer a homenagem. Muitas mães foram “perdidas”, e essa data mexe com o consumidor, é afetiva, remete à família.

Acompanhe
nossas
redes sociais