Família Conte acredita no poder da educação para transformar sociedade

Memórias e Construções

Família Conte acredita no poder da educação para transformar sociedade

Avó, filhos e netos encontraram no conhecimento a chave para a realização social e profissional.

Família Conte acredita no poder da educação para transformar sociedade
Família Conte: mantém uma conexão que atravessa gerações, com o colégio Alberto Torres
Lajeado

Educação melhora a família, a cidade e o país. Nelsy Conte, carinhosamente chamada de “Nena”, está convicta: ensino aprimora o caráter. Um país com caráter,  assume responsabilidade social. Ela entende muito de  responsabilidade social, porque integra um grupo de mulheres voluntárias que ajudam pacientes hospitalares.

Até chegar a esse grau de responsabilidade, Nena ensinou e estudou no Colégio Evangélico Alberto Torres (CEAT). “Tive anos intensos. Lembro do carinho com que os professores eram recebidos pela direção e pelos alunos”, salienta.

A conexão da família com o colégio é profunda e atravessa gerações. O avô de Nena, João Alberto Schmidt, foi aluno do então Colégio Lajeadense, que mais tarde se tornou o Colégio Evangélico Alberto Torres. A mãe, Darcila Cattoi, também estudou na instituição e dizia com orgulho: “Aprendi tudo no Colégio Lajeadense”.

Nena ingressou no colégio e logo aprendeu que a cidadania depende do empenho de cada estudante, e que o futuro se constrói com estudo, ação e vontade de transformar o mundo. Inspirada por esse aprendizado, matriculou os filhos: um tornou-se dentista. Dos três netos, duas seguiram a medicina, e o mais jovem, atualmente na faculdade, se prepara para uma carreira na área administrativa.

Hoje, dona Nena dedica-se ao voluntariado no grupo Amigas do HBB, que oferece carinho e aconchego a pacientes do Hospital Bruno Born. Com linhas e agulhas, tricota roupas e afeto. “Com educação de qualidade, a gente forma um país que prospera”, ressalta ela.

A trajetória da Família Conte reafirma um princípio simples, mas poderoso: investir em educação é plantar raízes profundas para o desenvolvimento individual e coletivo.

Base sólida o levou à Medicina

Em 1974, Paulo Fernando Conte pisava no CEAT pela primeira vez e ainda muito jovem. Não demorou muito para perceber que estava num ambiente cheio de energia, conhecimento e tradição. “Com a base do CEAT, consegui entrar em medicina, na universidade federal, aos 17 anos”, salienta.  Formou-se em medicina em 1983  e após, fez residência médica em oftalmologia.  Instalou-se em Lajeado e fundou a Clínica Conte Oftalmologia, hoje com mais de 30 anos de atuação. 

A referência que construiu na área é amplamente reconhecida em toda a cidade. “O CEAT deu a base do conhecimento e estímulo à atividade esportiva, o que foi ótimo.” Mais do que o conteúdo, o basquete influenciou diretamente suas relações pessoais — foi uma fase marcada pelo fortalecimento de amizades que persistem até hoje e pelo desenvolvimento do espírito de grupo. “A educação vai formar o caráter da pessoa, mas também relações benéficas para a sociedade”, salienta.

A decisão de colocar os filhos no CEAT veio naturalmente. Duas filhas se tornaram médicas e Gustavo, o caçula, estuda Administração e atua na área administrativa da Univates. Ele acredita que o Vale do Taquari cresce acima da média justamente porque valoriza a educação como força motriz do desenvolvimento regional. “O Vale tem uma educação forte e isso nos conduz a um crescimento acima da média”, reflete.

Thais e a consolidação de saberes

Filha de Paulo Conte, Thaís Conte tornou-se médica oftalmologista e, hoje, é especialista em cirurgia de catarata. Sua trajetória no CEAT começou aos quatro anos. Ela realizou toda a sua formação no colégio, onde construiu laços, descobriu talentos e consolidou saberes. “Minha vida inteira foi no colégio”, salienta.

Apaixonada por matemática, dedicou-se com tanto empenho à disciplina que gabaritou a prova no vestibular. Formou-se em Medicina pela UFRGS, realizou residência em Oftalmologia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e especializou-se em cirurgia de catarata.

Durante todo o período escolar, participou ativamente de diversas atividades: ginástica olímpica, basquete, vôlei, atletismo e aulas de idiomas. “Tinha muito carinho pela escola e pelos amigos, criei grandes laços.”

Estudou alemão e inglês, o que fez diferença na hora de fazer intercâmbio e até hoje ajuda no contato profissional com pessoas de origem alemã aqui da região. “A educação abre portas não somente para o conhecimento teórico. Aprimora o caráter, a ética e é base para a carreira profissional, mas cria caráter relação com ética, educação é a base para uma carreira e uma vida profissional de sucesso.
Thaís acredita que a educação vai muito além do conteúdo — é também formação de caráter, ética e a base para uma vida com propósito. “Educação abre portas, e também constrói quem você é.”

Trajetória rica de experiências

Desde os três anos no CEAT, Gustavo cresceu entre corredores, quadras e gincanas. Ficou na escola até os 18 anos, construindo uma trajetória rica em experiências. A relação com o esporte foi marcante. “Jogava Futsal. O esporte ensina a trabalhar em equipe,  querer evoluir, persistir para ganhar”, salienta ele.

Gustavo graduou-se em Administração e atua na clínica Conte Oftalmologia. Ele recorda a viagem das nonas séries e os momentos intensos da gincana, quando participava ativamente. “Na gincana, ninguém faz nada sozinho. O engajamento dos pais e alunos tornam a atividade grande e comunitária”, atesta. A amizade construída no colégio segue viva e, quando encontra os amigos, o debate engloba futebol e temas cotidianos. São laços para toda vida. 

Projeta planos: quer fazer intercâmbio, viver experiências fora do país e expandir seus horizontes. Para Gustavo, a educação é a ponte para se tornar um cidadão melhor e um profissional mais preparado. “A educação representa a nossa evolução pessoal e também a de um país.”

 

Galeria

PAULO CONTE Thais Conte Nena Conte Gustavo Conte

Acompanhe
nossas
redes sociais