Com pouco mais de uma década de ensino, o curso de graduação Medicina da Univates recebeu o conceito máximo (5) do Ministério da Educação (MEC). A avaliação levou em conta a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura da instituição.
O parecer para renovação de reconhecimento do curso foi feito por uma comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) nos dias 23, 24 e 25 de abril.
O coordenador do curso, professor Luciano Nunes Duro, afirma que o reconhecimento premia o empenho de muitas pessoas, desde técnico-administrativos, professores, estudantes e coordenação do curso até a reitoria da Univates.
“Ser reconhecido como um curso de excelência, diante de um cenário que envolve mais de 600 acadêmicos, 200 professores, dezenas de parceiros nos cenários de práticas e diferentes esferas de gestão, só confirma que a dedicação de todos foi recompensada”.
O profissional afirma que a avaliação, por outro lado, instiga todos os envolvidos a estarem sempre empenhados em pensar formas de ampliar as potencialidades da graduação. “Queremos nos destacar ainda mais no cenário dos cursos de Medicina do Brasil”.
O conceito
Durante a avaliação, a comissão visitou instalações físicas utilizadas pelo curso, como laboratórios, biblioteca, entre outros espaços, assim como ambientes de atividades práticas, como o Hospital Bruno Born (HBB), Unidade Básica de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento e Centro Clínico. Ainda, foram analisados todos os documentos que envolvem as atividades da graduação. Também foram feitas reuniões com a reitoria, com os membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE), com professores, estudantes e com setores administrativos da Univates.
Sobre o curso
O bacharelado em Medicina da Univates completou 10 anos em 2024. Desde então, centenas de médicos foram diplomados e passaram a contribuir para a promoção da saúde e da qualidade de vida das comunidades em que atuam.
O curso conta com convênios com hospitais do Vale do Taquari e de referência no Estado, além de oportunizar aos estudantes a realização de pesquisas e o recebimento de bolsas de iniciação científica.