Comunidade recebe capacitação para enfrentar situações de emergência

DEFESA CIVIL

Comunidade recebe capacitação para enfrentar situações de emergência

Curso gratuito da ONG Humus Brasil iniciou neste sábado, 10. Capacitações também ocorrem nos dias 13 e 14 de maio, das 9h às 17h, no Parque do Imigrante, em Lajeado

Comunidade recebe capacitação para enfrentar situações de emergência
Foto: Bibiana Faleiro

Informar e capacitar os moradores de Lajeado para atuarem com segurança em cenários de emergência é o objetivo do curso “Agente Capaz”, promovido pela ONG Humus Brasil. A instituição é especializada em ações em áreas de risco de desastres naturais. Os encontros iniciaram na manhã deste sábado, 10, e também ocorrem na terça-feira, 13, e quarta-feira, 14, das 9h às 17h, no Pavilhão 4 do Parque do Imigrante, em Lajeado. 

Com carga horária de oito horas, o treinamento tem o objetivo de capacitar a comunidade para reconhecer áreas de risco e adotar comportamentos adequados em caso de desastres como inundações e deslizamentos. O curso é gratuito e inclui almoço — galeto com pão — aos participantes.

Márcio Santana

Instrutor da Humus Brasil, Márcio Santana conta que a equipe está na região desde maio do ano passado e diz ter percebido que a maioria dos salvamentos são feitos pela própria população. Foi essa realidade que motivou a criação do curso “Agente Capaz”.

“Em um dia, passamos para a população, técnicas de primeiros socorros, para tirar uma pessoa de um veículo, socorrer uma pessoa com engasgo ou parada cardiorrespiratória, para lançar uma corda a uma pessoa levada pelas águas”, destaca. 

A iniciativa também busca preparar os participantes para reagirem de forma coordenada ao receberem alertas da Defesa Civil. Além disso, o curso oferece noções básicas de primeiros socorros, úteis até a chegada dos serviços especializados de emergência.

Gerson e Otacílio participaram da capacitação

Entre os participantes do curso, Otacílio de Souza D’Oliveira, 64, morador do Morro 25. Ele conta ter tido a casa atingida pelas cheias e foi convidado a participar para saber como agir em uma possível nova catástrofe. 

Também participou do momento, o morador do Florestal, Gerson Fensterseifer, 75, que auxiliou com a entrega de doações nos meses seguintes à enchente. Ele entende que, com a capacitação, poderá ajudar ainda mais em um eventual episódio como o ocorrido em maio do ano passado. Com experiência internacional, a Humus Brasil já participou de eventos globais na área de gestão de riscos e agora leva seu conhecimento técnico à população de Lajeado. As inscrições podem ser feitas por meio deste link disponibilizado pela organização.

Acompanhe
nossas
redes sociais