Com o respaldo do vice-governador

Opinião

Henrique Pedersini

Henrique Pedersini

Jornalista

Com o respaldo do vice-governador

Gabriel Souza (MDB) esteve em Brasília nessa sexta-feira, 9. Entre as agendas, nova reunião do Grupo de Trabalho sobre as ferrovias no RS, junto ao Ministério dos Transportes. O trecho interessa ao Vale no aspecto logístico, mas especialmente do ponto de vista turístico, devido aos passeios do Trem dos Vales, no trecho entre Muçum e Guaporé.

Na prática, não há grandes avanços. Ao que parece a concessionária “Rumo Logística” aceita abrir mão da malha ferroviária antes de 2027, quando deixa de ser a detentora dos direitos. Porém, a empresa não demonstra grandes movimentos para recuperar a estrutura atingida pela enchente e devolvê-la nas mesmas condições que recebeu, anos atrás.

No trajeto onde ocorriam os passeios de trem, é necessária uma grande recuperação que inclui remoção de entulhos, terra e reconstrução dos trilhos, manutenção dos dormentes, túneis e acessos. A grande esperança é um modelo de parceria entre o setor público e a iniciativa privada. E há interessados.

O certo é que o vice-governador sabe da importância do tema. Aliás, ele esteve no Vale na semana para um jantar, em Estrela, com outros líderes regionais. Gabriel pretende concorrer ao governo do estado em 2026 e sabe que batalhar por algumas das pautas locais rende o apoio de uma região importante no tabuleiro da disputa pelo cargo de Governador.

A “bola” está com o governo federal e a tal Rumo Logística neste assunto. E o turismo regional tem pressa.

O Cristo “descer do morro”

A exuberante estátua permanece imponente no alto do Morro das Antenas, em Encantado junto com o vistoso complexo construído para atrair e acomodar os turistas. O desafio agora é fazer o Cristo Protetor percorrer as ruas no Vale do Taquari enquanto estratégia para o desenvolvimento.

O comércio é um bom exemplo de conexão estratégica para atender os milhares de visitantes a cada final de semana. E esta aproximação requer criatividade e um senso de pertencimento, até mesmo para aqueles negócios que podem até geograficamente estar mais afastadas, mas precisam vincular-se ao monumento.

E o mesmo vale para as demais cidades da região. É preciso conduzir os turistas para o Cristo e os demais indutores desde Fazenda Vilanova ou Pouso Novo, para quem chega pela BR-386. Venâncio Aires, Arvorezinha… Enfim, todas as pontas da nossa região. O Cristo já é um orgulho do Vale. A missão agora é incluí-lo na nossa rotina.

– Na câmara de Lajeado ocorreram cobranças de Ana da Apama (PP) para os demais vereadores nesta semana, por deixar a sessão antes do término real da reunião semanal. Aliás, a conduta dos integrantes do Legislativo é pauta recorrente nas cobranças da presidente. A progressista prometeu até suspender os trabalhos caso o comportamento permaneça.

– Na próxima semana, Elmar Schneider, o ex-prefeito de Estrela, inicia as atividades no gabinete do vice-governador, Gabriel Souza, em Porto Alegre, ambos são do MDB. Entre as missões de Schneider, estão os projetos de infraestrutura do Vale como o anel viário, a ponte sobre o Rio Taquari e a recuperação da ERS-332 mais o asfaltamento da ERS-129, entre Roca Sales e Colinas.

– O governo de Encantado encaminha nos próximos dias um novo projeto para os vereadores sobre a concessão da Lagoa da Garibaldi. A proposta inclui investimentos na casa dos R$ 5 milhões e um plano de ampliar os atrativos no local.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais