A produção de veículos no Brasil atingiu 228,2 mil unidades em abril, alta de 2,8% em relação ao mesmo mês de 2024 e de 20,1% frente a março, conforme dados da Anfavea. No acumulado do ano, foram fabricadas 811,2 mil unidades, crescimento de 6,7%. Já as vendas caíram 5,5% em abril, com 208,7 mil veículos comercializados, embora o total nos quatro primeiros meses de 2025 tenha registrado avanço de 3,4%, somando 760,4 mil unidades.
As exportações foram destaque, com 46,3 mil unidades embarcadas em abril, crescimento de 69,3% na comparação anual e de 18,9% frente ao mês anterior. No acumulado do ano, 161,9 mil veículos foram exportados, alta de 47,8%, impulsionada principalmente pela recuperação da demanda da Argentina, que responde por quase 60% desse crescimento.
O setor também tem alertado para a crescente participação dos importados no mercado interno. Em abril, esses veículos representaram 17,9% dos licenciamentos, o maior percentual desde 2022, puxado por elétricos chineses. A Anfavea defende a recomposição do imposto de importação, com previsão de alta para 25% a partir de 1º de junho. Igor Calvet, presidente da entidade, criticou ainda os pedidos da montadora chinesa BYD para reduzir tributos sobre veículos elétricos e híbridos montados localmente a partir de kits desmontados, chamando a medida de “afronta” à indústria nacional.