Mais da metade (53%) dos consumidores pretendem gastar até R$ 100 com o presente de Dia das Mães, segundo pesquisa da Alqia, administradora de shopping centers. Outros 19% devem investir entre R$ 101 e R$ 500, e apenas 10% planejam desembolsar acima de R$ 501.
A intenção de compra cresceu 32% em relação ao ano passado, com 82% afirmando que irão presentear. Pela primeira vez, os eletroeletrônicos lideram a preferência, com 31% das escolhas, superando o vestuário, que caiu 10 pontos percentuais e aparece com 21%.
Artigos para casa devem atrair 7% dos consumidores, enquanto 5% optam por experiências gastronômicas, como almoços ou jantares. Para Rodrigo Silva, diretor de Operações da Alqia, a alta dos eletrônicos reflete um consumidor mais conectado, que valoriza inovação e utilidade no presente.
O levantamento ouviu mais de 31 mil clientes entre os dias 22 e 28 de abril em shoppings das regiões Sudeste, Sul, Norte e Nordeste.