Lajeado é a cidade mais desenvolvida do RS; 11ª no país

ranking firjan

Lajeado é a cidade mais desenvolvida do RS; 11ª no país

Índice considera indicadores nas áreas de emprego e renda, educação e saúde

Lajeado é a cidade mais desenvolvida do RS; 11ª no país
Imagens aéreas dos bairros Florestal e Moinhos (Foto: Felipe Neitzke)
Lajeado

Lajeado conquistou a 11ª colocação no país e ficou em primeiro lugar no RS no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). O ranking foi divulgado na quinta-feira, 8, pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

O levantamento, que utiliza dados de 2023, analisou 5.550 municípios brasileiros e avaliou a evolução socioeconômica das cidades entre 2013 e 2023. O índice considera indicadores nas áreas de emprego e renda, educação e saúde.

Segundo a Firjan, Lajeado alcançou um IFDM de 0,8680 – em uma escala que vai de 0 a 1, quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento. O município obteve nota 0,9992 em emprego e renda, a mais alta do Brasil nesse quesito. Na saúde, a pontuação foi de 0,8411, e na educação, 0,7637.

No topo do ranking nacional está o município de Águas de São Pedro (SP), seguido por São Caetano do Sul (SP) e Curitiba (PR). Outro destaque no Vale do Taquari é Encantado, que figura como a 6ª cidade mais desenvolvida do Rio Grande do Sul e a 63ª no Brasil.

Acompanhe
nossas
redes sociais