Um dos jogos mais antigos e estratégicos da história agora passa a integrar a programação de atividades do Labilá, espaço de inovação e criatividade em Lajeado. A partir do dia 20 de maio, todas as terças-feiras, das 10h às 11h30min, o local sediará encontros semanais de xadrez, abertos à comunidade. As aulas e partidas livres serão conduzidas pelo professor Gelson Esteves e são voltadas tanto para iniciantes quanto para aqueles que já sabem jogar e querem praticar.
Mais do que um jogo, o xadrez será utilizado como ferramenta de diálogo, percepção e educação. “Dentro do jogo de xadrez rolam vários assuntos para além do tabuleiro. A rainha, por exemplo, é uma peça-chave pois faz movimentos que outras não fazem. Isso traz discussões sobre o feminino, a atenção e a importância da mulher”, destaca Gelson.
Segundo o professor, o xadrez também estimula o pensamento estratégico e a leitura emocional. “Quando eu aprendi, percebi que conseguia ser mais criativo e analisar meu adversário. O xadrez é um jogo de percepção. Ao fazer um movimento, é possível saber três ou mais jogadas adiante e entender o que o adversário está planejando. É reconhecer forças e fragilidades.”
A proposta surgiu a partir de experiências anteriores do professor na Casa de Cultura, onde percebeu a carência de espaços públicos para a prática do jogo. “Eu acredito que o Labilá é um lugar excepcional para fazer esse clube de xadrez. Como professor, sei que tem pessoas que gostariam de jogar, mas não sabem onde. Gostaria que esse espaço se tornasse referência para o jogo”, afirma.
Para o professor, a iniciativa também é um chamado ao poder público para investir na prática como recurso educativo. “A provocação é ver que isso é um caminho de educação e uma forma de lidar com esses jovens. Estou plantando essa ideia para no futuro ter um clube de xadrez em Lajeado.”
Em um primeiro momento, os encontros serão semanais, mas há possibilidade de ampliar horários e turmas conforme a demanda da comunidade.