ais de 70 policiais militares integrantes do Batalhão de Operações Especiais e da Polícia Rodoviária Estadual reforçavam a segurança do Vale do Taquari. Os servidores foram deslocados da Região Metropolitana para minimizar os ataques de criminosos no Vale. Era a primeira vez que um efetivo tão grande vinha para cá.
A ação da Secretaria de Justiça e Segurança vinha após sucessivos assaltos pela região. A fábrica da Paquetá, em Teutônia, foi uma das primeiras a sofrer com os ataques. Durante a madrugada, 15 homens armados trancaram 120 funcionários enquanto roubavam o cofre.
Em Marques de Souza, um caminhoneiro foi sequestrado depois dos criminosos roubarem seu caminhão, o homem foi abandonado num matagal próximo à BR-386. Em Progresso, o Banco do Brasil da cidade foi assaltado por dez homens armados, que fizeram reféns. Em Fazenda Vilanova, outro assalto à banco ocorreu com poucas horas de diferença.
Dois Lajeados voltava à Amvat
O prefeito de Dois Lajeados, Lair Grando, confirmava a volta do município à Associação dos Municípios do Vale do Taquari. A reunião ocorreu com o presidente da Amvat em 2005, o prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel. Na época, Grando dizia que um dos motivos para retornar à associação era a proximidade com Lajeado, onde a maioria dos tratamentos em saúde ocorria para a população. Participaram do encontro também os prefeitos de Vespasiano Corrêa, Marcelo Portaluppi, e de Colinas, Edelbert Jasper. Em 2005, a Amvat tinha 39 municípios associados, hoje, são 26 cidades.
Há 50anos…
Festival do Chucrute homenageava italianos
A 10ª edição do tradicional Festival do Chucrute, que celebra o aniversário de Estrela e a cultura germânica, tinha uma programação um pouco diferente em 1975. Cerca de mil pessoas acompanharam o baile, que teve as 250 mesas vendidas.
A programação iniciou às 16h30, com o desfile de seis bandinhas pela cidade. O baile teve início há noite, no Centro Educacional Estrela da Manhã. Na época, o tradicional salão do Cristo Rei ainda não estava concluído.
Na festa, os organizadores prestaram homenagem à colônia italiana pelo Centenário de Imigração Italiana. Uma placa de prata foi entregue ao prefeito de Caxias do Sul, Mário Vanin, que estava presente. A lembrança foi presenteada pela rainha do baile, Anelise Schwambach.
Hoje é
- Dia da Europa
- Aniversário da Fundação de Mato Grosso
Santo do dia: São Isaías