Há 20 anos, tropa de elite vinha para conter violência no Vale

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, tropa de elite vinha para conter violência no Vale

ais de 70 policiais militares integrantes do Batalhão de Operações Especiais e da Polícia Rodoviária Estadual reforçavam a segurança do Vale do Taquari. Os servidores foram deslocados da Região Metropolitana para minimizar os ataques de criminosos no Vale. Era a primeira vez que um efetivo tão grande vinha para cá.

A ação da Secretaria de Justiça e Segurança vinha após sucessivos assaltos pela região. A fábrica da Paquetá, em Teutônia, foi uma das primeiras a sofrer com os ataques. Durante a madrugada, 15 homens armados trancaram 120 funcionários enquanto roubavam o cofre.

Em Marques de Souza, um caminhoneiro foi sequestrado depois dos criminosos roubarem seu caminhão, o homem foi abandonado num matagal próximo à BR-386. Em Progresso, o Banco do Brasil da cidade foi assaltado por dez homens armados, que fizeram reféns. Em Fazenda Vilanova, outro assalto à banco ocorreu com poucas horas de diferença.

Dois Lajeados voltava à Amvat

O prefeito de Dois Lajeados, Lair Grando, confirmava a volta do município à Associação dos Municípios do Vale do Taquari. A reunião ocorreu com o presidente da Amvat em 2005, o prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel. Na época, Grando dizia que um dos motivos para retornar à associação era a proximidade com Lajeado, onde a maioria dos tratamentos em saúde ocorria para a população. Participaram do encontro também os prefeitos de Vespasiano Corrêa, Marcelo Portaluppi, e de Colinas, Edelbert Jasper. Em 2005, a Amvat tinha 39 municípios associados, hoje, são 26 cidades.

Da esquerda para a direita, Portaluppi, Grando, Bruxel e Jasper

Há 50anos…
Festival do Chucrute homenageava italianos

A 10ª edição do tradicional Festival do Chucrute, que celebra o aniversário de Estrela e a cultura germânica, tinha uma programação um pouco diferente em 1975. Cerca de mil pessoas acompanharam o baile, que teve as 250 mesas vendidas.

A programação iniciou às 16h30, com o desfile de seis bandinhas pela cidade. O baile teve início há noite, no Centro Educacional Estrela da Manhã. Na época, o tradicional salão do Cristo Rei ainda não estava concluído.

Na festa, os organizadores prestaram homenagem à colônia italiana pelo Centenário de Imigração Italiana. Uma placa de prata foi entregue ao prefeito de Caxias do Sul, Mário Vanin, que estava presente. A lembrança foi presenteada pela rainha do baile, Anelise Schwambach.

Hoje é

  • Dia da Europa
  • Aniversário da Fundação de Mato Grosso

Santo do dia: São Isaías

Acompanhe
nossas
redes sociais