A ONG Humus Brasil, especializada em ações em áreas de risco de desastres naturais, promove em Lajeado o curso “Agente Capaz”, voltado à formação de moradores para atuarem com segurança em cenários de emergência. As capacitações ocorrem em três datas: neste sábado, 10, terça-feira, 13 e quarta-feira, 14, sempre das 9h às 17h, no Pavilhão 4 do Parque do Imigrante, ao lado da sede da Defesa Civil. O curso é gratuito e inclui almoço — galeto com pão — aos participantes.
Com carga horária de oito horas, o treinamento tem o objetivo de capacitar a comunidade para reconhecer áreas de risco e adotar comportamentos adequados em caso de desastres como inundações e deslizamentos. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Marcelo Maya, o foco da formação está na autoproteção.
“Não queremos preparar as pessoas para trabalharem para o poder público ou para a comunidade, mas sim para que saibam se proteger. O objetivo é que, ao identificarem uma ameaça, saibam como agir de forma segura”, explica Maya.
A iniciativa também busca preparar os participantes para reagirem de forma coordenada ao receberem alertas da Defesa Civil. Além disso, o curso oferece noções básicas de primeiros socorros, úteis até a chegada dos serviços especializados de emergência.
Com experiência internacional, a Humus Brasil já participou de eventos globais na área de gestão de riscos e agora leva seu conhecimento técnico à população de Lajeado. As inscrições estão abertas até quarta-feira, 14 de maio, e podem ser feitas por meio deste link disponibilizado pela organização. Ainda há vagas disponíveis para a turma deste sábado.