Alunas do Senai Lajeado representam o RS no país

Destaque Estadual

Alunas do Senai Lajeado representam o RS no país

Olimpíada Nacional do Conhecimento ocorre entre agosto e setembro. Estudantes dos cursos de elétrica industrial e de logística foram selecionadas e disputam vaga para a etapa internacional, marcada para o próximo ano

Alunas do Senai Lajeado representam o RS no país
(Esq. para dir.) Gabriela, ao lado de Robson, a instrutora Viviane e Juliana. Alunas se preparam para as provas das Olimpíadas do Conhecimento. O primeiro lugar em cada categoria se classifica para a etapa internacional. (Foto: Filipe Faleiro)
Vale do Taquari

A unidade do Senai de Lajeado tem duas alunas de 16 anos entre as selecionadas no RS para participar da Olimpíada Nacional do Conhecimento. A competição abrange diversas áreas, com representantes de cursos técnicos e profissionalizantes de todos os estados do país.

De Lajeado, as estudantes de 16 anos, Gabriela Szafrik (do curso técnico de Elétrica Industrial), e Juliana Gregório (Gestão e Logística), foram escolhidas para as provas, que serão aplicadas entre agosto e setembro.

Professor do curso de Elétrica Industrial, Robson de Souza destaca que a escolha se deu pelo desempenho e perfil das alunas. “Foram selecionadas pelo departamento regional com base em soft e hard skills, proatividade e desempenho em aula. É um orgulho para a escola. Mostra o nível dos nossos alunos e da nossa estrutura.”

A preparação começou. Gabriela, por exemplo, treina separada da turma. “Os conteúdos da prova são muito específicos. Eu treino manhã e tarde. Me esforço todos os dias, me dedico. Estou muito feliz e orgulhosa. Vou dar o meu melhor”, diz.

A adolescente ingressou no curso no ano passado e se forma no segundo semestre. “Sempre fui curiosa com a área elétrica, e estou gostando muito.”

A outra escolhida, Juliana Gregório, conheceu o Senai ao procurar uma vaga de Jovem Aprendiz. Ingressou no curso técnico e se forma em junho. Quanto à seleção para a Olimpíada do Conhecimento, afirma que foi uma supresa. “Fiquei sabendo semana passada da seleção. Estou muito orgulhosa. É uma grande oportunidade para minha vida e para minha carreira.”

Ela também mantém uma rotina intensa de estudos. “Estou olhando provas anteriores, estudando bastante. A preparação é direcionada para os conteúdos da prova”, diz.

A professora Viviane Vilanova acompanha Juliana desde o início. De acordo com ela, a formação técnica combinada com o Ensino Médio desenvolve o jovem de maneira integral. “Convivemos com os alunos e vemos o quanto eles evoluem”, realça.

A prova de logística ocorre na última semana de agosto. A de elétrica, na última semana de setembro.

Rotina e preparação

Segundo Viviane, os treinamentos são separados e individualizados. Gabriela vai a São Paulo para um workshop específico da área elétrica, acompanhada do professor Robson de Souza.

Na terceira semana de maio, Juliana viaja com Viviane para um evento na área de logística, também na capital paulista, onde participam do primeiro simulado nos dias 21 e 22 de maio.

Os conteúdos incluem etapas da cadeia de suprimentos, cotações para exportação e importação, rotas logísticas, transporte de mercadorias e análise completa do processo – da produção ao envio.

Na competição do segmento de elétrica, serão quatro módulos. Inclui montagem de painéis, leitura de diagramas, medições, corte, programação de CLP, comunicação de rede, inversor de frequência, eletropneumática, análise de falhas e fluxogramas de processo.

Acompanhe
nossas
redes sociais