Aeródromo, hidrelétrica e a nova ponte sobre o Rio Taquari

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Aeródromo, hidrelétrica e a nova ponte sobre o Rio Taquari

Tripé à recuperação de Cruzeiro do Sul

Um determinado e sempre propositivo grupo de agentes privados e públicos apresenta uma interessante receita para a remobilização econômica e social de Cruzeiro do Sul, uma das cidades mais destruídas e impactadas pelas duas históricas e trágicas enchentes de 2023 e 2024. Em síntese, a proposta é apostar as fichas em um tripé de desenvolvimento formado e alimentado pela construção da nova hidrelétrica da Cooperativa Certel junto à eclusa do Rio Taquari, a concretização de uma nova ponte sobre o Rio Taquari entre Cruzeiro do Sul e Estrela, e também a reconstrução e reabilitação do antigo aeródromo da cidade, localizado em São Rafael, próximo à RSC-453 – e ao projetado novo anel viário –, e desativado desde a década de 80. A primeira demanda está confirmada e vai gerar muita renda e emprego à cidade.

A segunda depende da aprovação do governo estadual, pois o projeto de R$ 300 milhões foi protocolado no Funrigs. Já a terceira ação é mais complexa. Afinal, o espaço do antigo aeródromo não pertence mais ao Executivo, e hoje existe um imbróglio jurídico entre a administração municipal e a empresa proprietária da área que já se arrasta faz anos e ainda tramita nos corredores judiciários em Brasília.

Gabriel Souza janta em Estrela e trata sobre novo anel viário

O vice-governador Gabriel Souza (MDB) participou de um jantar na noite de quarta-feira em Estrela, na residência do ex-deputado estadual e ex-prefeito da cidade, Elmar Schneider (MDB). Outros emedebistas da região também participaram do encontro. Entre eles, o prefeito de Muçum, Mateus Trojan, o ex-vereador e candidato a prefeito de Lajeado em 2024, Carlos Ranzi, a ex-delegada Márcia Scherer, e o ex-prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch. Também estavam por lá alguns empresários da região, como o diretor da Tomasi Logística, Diego Tomasi, e o CEO da Medical San, Mauro Santos Filho, além de líderes regionais, como o presidente da Amturvales, Rafael Fontana. Em pauta, os projetos de reconstrução e remobilização do Vale do Taquari. E, em meio à boa qualidade do vinho e do “porco à paraguaia” servido aos convidados, uma baita notícia à região: o vice-governador vê com muito bons olhos o projeto de construção de um novo anel viário ao Vale, com destaque para a nova ponte sobre o Rio Taquari, entre Estrela e Cruzeiro do Sul, que também servirá como uma conexão entre o Vale do Rio Pardo e a Serra Gaúcha. Em tempo, o encontro ainda serviu para confirmar o ingresso de Schneider no gabinete do vice-governador, onde pretende atuar na concretização dos nossos projetos regionais.

Consórcio exclusivo à resiliência

Além de debater a possível utilização do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (Consisa) como uma ferramenta para investimentos em prevenção, monitoramento e obras estruturantes contra as enchentes, a Promotoria de Justiça Ambiental também estuda e provoca um debate sobre a criação de um novo consórcio voltado exclusivamente à tais movimentos de resiliência regional. Um movimento interessante e que pode gerar boas e assertivas ações no futuro.

TIRO CURTO

  • Atenção: o local de instalação dos pórticos de free flow – e o número total destes pontos – precisa obedecer questões técnicas, sociais e financeiras. E não pode ser uma imposição de prefeitos (ou prefeitas) de acordo com os apelos de seus respectivos redutos eleitorais, talkei?
  • Diferentemente do que foi anunciado, Pastor José Alves não assume a Direção Administrativa da Elog. A bem da verdade, ele assume como Diretor-Presidente da empresa pública de Estrela responsável pela manutenção do porto e do aeródromo.
  • O governo de Lajeado faria bem se levasse em conta a provocação do vereador Lorival Silveira (PP) referente à troca de quebra-molas por lombadas eletrônicas em alguns pontos da cidade. Afinal, o excesso de quebra-molas ou “lombofaixas” mais atrapalha do que ajuda em muitos casos.
  • Alguns vereadores têm atitudes curiosas. Quando o próprio partido está à frente do Executivo, eles mesmo indicam CCs. Mas quando a oposição toma conta da prefeitura, eles formalizam “pedidos de informação” para solicitar o número de CCs contratados e vociferar contra a prática no plenário.
  • Vice-governador do RS, Gabriel Souza (MDB) está hoje em Brasília para debater com o governo federal – e demais envolvidos – o futuro do nosso Trem dos Vales e da Ferrovia do Trigo. Já na semana que vem ele assume como governador diante da licença do titular Eduardo Leite (PSDB).
  • Aliás, e sobre o governador Eduardo Leite (PSDB), há quem na filiação dele ao PSD ainda hoje, antes da viagem programada para Nova Iorque na companhia de secretários.

Olhar de Lucas

Nosso peregrino das sextas-feiras voltou e nos presenteia com a belíssima e singela imagem fotografada no interior de Progresso, em Linha Batevira.

Acompanhe
nossas
redes sociais