Ponte viabilizada por doações é liberada de forma provisória

TRAVESSEIRO-MARQUES DE SOUZA

Ponte viabilizada por doações é liberada de forma provisória

Construção da ponte é resultado de um esforço coletivo coordenado por uma associação local, que arrecadou R$ 2,6 milhões entre maio e novembro de 2024

Ponte viabilizada por doações é liberada de forma provisória
Foto: Gabriel Santos

Foi liberada na manhã desta quinta-feira, 8, a passagem de veículos pela ponte emergencial construída sobre o Rio Forqueta, entre os municípios de Travesseiro e Marques de Souza. A estrutura, com 90 metros de extensão já finalizados, representa um avanço importante para a mobilidade da população, que até então contava apenas com uma ligação provisória feita de madeira e contêineres.

Faltam 30 metros para finalizar a obra. Placas foram compradas e os acessos estão quase prontos para permitir a passagem permanente.

A construção da ponte é resultado de um esforço coletivo coordenado por uma associação local, que arrecadou R$ 2,6 milhões entre maio e novembro de 2024. Os recursos vieram principalmente de doações comunitárias, com destaque para os repasses do Sicredi Integração RS/MG e do Instituto Ling, por meio da iniciativa Reconstrói-RS.

As obras iniciaram em novembro de 2024 com previsão de conclusão em cinco meses, mas contratempos com a locação de equipamentos e, mais recentemente, o excesso de chuvas, atrasaram o cronograma. Com isso, apenas cerca de 70% da estrutura está concluída até o momento.

A ponte definitiva terá 120 metros de extensão e 4,5 metros de largura, conforme contrato firmado com a SMB Engenharia. Apesar da obra ainda não estar finalizada, a liberação parcial da estrutura já permite maior segurança e agilidade para os moradores que dependem dessa ligação entre as duas cidades.

Acompanhe
nossas
redes sociais