Obras na BR-386 irão se estender até o fim do ano

VALE DO TAQUARI

Obras na BR-386 irão se estender até o fim do ano

Elevada no acesso ao bairro Montanha, em Lajeado, deve ser o último dispositivo entregue, conforme cronograma da CCR ViaSul. Tráfego no local sofre desvios noturnos ao longo deste mês

Obras na BR-386 irão se estender até o fim do ano
Obra na elevada do Montanha teve sucessivos atrasos desde 2023. (Foto: GABRIEL SANTOS)
Vale do Taquari

Até o fim do ano, todo o trecho da BR-386, desde Marques de Souza até Estrela, deve estar com as obras 100% concluídas. Esta é a nova projeção da CCR ViaSul, a partir da atualização dos prazos da duplicação e também da construção da terceira faixa. Serão, ao todo, 25,4 quilômetros de pistas renovadas. São diversas frentes de trabalho em andamento.

Centenas de trabalhadores correm contra o tempo para conseguir entregar as obras dentro do cronograma. Um dos locais que mais chama atenção pela movimentação é a elevada no acesso ao bairro Montanha, onde a projeção de conclusão é entre outubro e novembro, conforme a concessionária. Os trabalhos iniciaram em meados de 2022, sendo uma das primeiras intervenções no trecho de Lajeado.

“Atualmente, está em execução a escavação, terraplanagem e recuperação do canal de drenagem. Depois, será feita a terraplenagem, a montagem das escamas e o lançamento das aduelas”, destaca a concessionária, em nota.

A elevada foi uma das mais impactadas com as paralisações e reanálises de contrato, em 2023 e no ano passado. Além disso, as condições climáticas desfavoráveis também causaram prejuízos ao cronograma da CCR ViaSul, sobretudo a enchente de maio do ano passado.

Apesar de não ter sofrido alterações no projeto original, a passagem superior passou por readequações, com a retirada parcial do material pré-moldado que havia sido instalado no local. Isso chamou a atenção de moradores, trabalhadores e motoristas que passavam pelo trecho à época.

Alterações no tráfego

As intervenções na elevada do Montanha motivaram mudanças no tráfego no entorno. As mudanças ocorrem sempre no período da noite, das 22h às 5h do dia seguinte. Segundo a CCR, até o fim de maio, será necessário desviar o fluxo de veículos da pista Sul (sentido capital) para uma das faixas da pista Norte, em contrafluxo, retornando na região do quilômetro 345,8.

Também, entre as 22h e 5h, o fluxo na via marginal Sul foi desviado para a rua Irmando Weissheimer e retorna à marginal pela Rua Donga Menezes e, posteriormente, à BR-386. As medidas, segundo a CCR, são necessárias para a instalação e adequação da nova rede de drenagem no local.

“96% pronta”

Questionada sobre o andamento da duplicação, a CCR frisa que o trecho Marques de Souza-Lajeado está 96% concluído e, neste momento, são feitos os encaixes da nova pista na antiga, entre os quilômetros 333 e 337. Já a execução das vias marginais ocorre entre os quilômetros 345 e 343, no perímetro de Lajeado, em ambos os sentidos.

Por outro lado, o estágio das faixas adicionais (Lajeado-Estrela) alcançou 90% de conclusão, segundo a concessionária. Neste pacote, estão inclusas as obras do novo trevo de acesso à ERS-129, a ampliação das pontes seca e sobre o Arroio Boa Vista (ambas com 70% de conclusão) e do viaduto da Pasqualini, este praticamente pronto.

Estágio das obras

  • Viaduto de acesso a Conventos 80% concluído (prazo: out/2025)
    Estão em execução a concretagem das calçadas e drenagem das marginais. Depois, será feito o reaterro e pavimentação.
  • Elevada do Montanha
    Prazo de entrega: out/2025 a nov/2025
    Fase de escavação, terraplanagem e recuperação do canal de drenagem. Depois, serão feitas terraplenagem, montagem das escamas e lançamento das aduelas.
  • Ponte seca da Bento Rosa 70% concluído
    No momento, são feitas ações de contenção nas alças, que devem ficar prontas até o dia 20 deste mês. A liberação total das faixas na rodovia deve ocorrer em junho, enquanto a conclusão total está prevista para agosto.
  • Ponte sobre o Arroio Boa Vista 70% concluído (prazo: jun/2025)
    Execução das placas de pré-laje e demolição de guarda corpo na pista norte, enquanto ocorre a pavimentação da pista Sul. Depois, será feita a implantação das calçadas de passeio, sinalização e dispositivos de segurança
  • Ferrovia 70% concluído (prazo: ago/2025)
    Neste momento é feita drenagem, contenção do gabião e reforço da estrutura.

Acompanhe
nossas
redes sociais